quarta-feira, 29 de julho de 2020

Olavo II, da Noruega


Olavo II Haraldsson, também conhecido como Olavo, o Santo, foi rei da Noruega entre 1015 a 1028. Era filho de um líder Vïking, que descendia do primeiro rei da Noruega unificada.

Aos 12 anos iniciou suas aventuras no mar comandando uma pequena frota e vários homens. Durante sua juventude, viveu como um verdadeiro viking. Além de pilhar cidades e ameaçar seus habitantes, também atuou em algumas batalhas em nome do rei da Inglaterra. Viajou por vários países, sobretudo pelo norte da Europa. Mas perto de completar 20 anos de idade, Olavo II teve um sonho profético que mudou seu destino. Ele sonhou que estava sendo coroado rei da Noruega. Considerou o sonho um pedido de Deus e decidiu retornar para a sua terra natal.

No caminho de volta, Olavo II atracou na Normandia, e ali passou o inverno. Ficou hospedado na corte de Ricardo II, o Bom, e no tempo em que esteve lá, se converteu ao cristianismo.

Vale lembrar que a Noruega, à essa época, estava sendo governada por dinamarqueses que a ocuparam no ano 1000. Então, quando Olavo II chega ao seu país de origem, em 1015, reúne provas de que é descendente do rei Haroldo I, consegue ser proclamado rei e expulsa os governantes dinamarqueses.

No seu reinado, Olavo II introduziu uma administração centralizada, deu seguimento a conversão dos noruegueses iniciada com os monarcas anteriores, e ergueu várias igrejas por todo o território. Apesar de não ser clérigo, pregava o Evangelho. Reformulou as leis do seu país com base nos mandamentos bíblicos. Combateu superstições, heresias, idolatrias e crenças contrárias ao cristianismo.

Após 13 anos do reinado de Olavo II, os dinamarqueses invadiram a Noruega e tomaram de novo o poder. O rei, sem conseguir proteger seu povo da invasão, se afastou. Durante dois anos, Olavo II procurou um modo de recuperar seu trono. A oportunidade aconteceu numa batalha que ficou conhecida como Batalha de Stiklestad, uma das mais célebres da Noruega. Mas foi neste combate, no dia 29 de julho, de 1030, que Olavo II foi martirizado e ferido mortalmente.

Se Olavo II começou a vida como pagão e guerreiro, e depois tendo se convertido ao cristianismo, após a sua morte passou a operar milagres. O primeiro milagre aconteceu quando estavam preparando o seu corpo para o funeral. Um homem cego que estava próximo, tocou na água que estava sendo usada para tirar as manchas de sangue da ferida de Olavo II. O cego, ao tocar com as mãos molhadas os olhos, passou a enxergar. Pouco tempo depois, outros milagres aconteceram e rapidamente seus feitos milagrosos se espalharam pela Escandinava, Inglaterra e outras terras do mar Báltico.

Um ano após sua morte, quando seu caixão fora aberto, seu corpo estava milagrosamente bem preservado. Foi declarado santo. Em 1164, Olavo II, foi canonizado por um bispo a mando do Papa Alexandre III e tornou-se patrono da Noruega. É hoje um dos poucos santos noruegueses reconhecidos pela igreja católica.

Fontes: Wikipedia, ZAP-aeiou e Seguindo Passos da História 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana