terça-feira, 28 de julho de 2020

Afonsa da Imaculada Conceição


Afonsa Muttathupadathu, também conhecida como Afonsa da Imaculada Conceição, é a primeira santa indiana. Ela nasceu no século passado, no dia 19 de agosto, de 1910, num lugar onde hoje se chama Kerala, na Índia. De uma família católica e de origem nobre, Afonsa ficou órfã de mãe aos 3 meses de idade. Foi criada por uma tia materna que a iniciou na fé e na oração católicas.

Quando fez 13 anos, sua tia insistiu para que se casasse mas Afonsa já estava determinada a seguir uma vida religiosa. Com a intenção de ter um aspecto físico desfigurado, que a livrasse de algum homem de se interessar por ela, chegou a colocar os pés em brasas incandescentes. Isso fez com que sua mentora desistisse de casá-la. 

Aos 17 anos, Afonsa ingressou na ordem das Clarissas Franciscanas de Kochi, no Kerala. E nove anos mais tarde, fez seus votos perpétuos, assumindo o nome religioso de Afonsa da Imaculada Conceição. 

Santa Afonsa tinha a saúde bastante debilitada desde a sua adolescência, o que a fez passar por muitos sofrimentos físicos durante a sua vida. Mesmo assim, enfrentava-os com muita resignação e sem se lamentar. As irmãs franciscanas queriam que ela voltasse para casa para ter um tratamento mais adequado. Mas ela queria levar uma vida de penitência e oração. 

Afonsa da Imaculada Conceição já havia sofrido com tuberculose e de muitas outras dores que nenhum médico descobria a causa. Mas a última doença que a afetou, foi um tumor que se que se espalhou agressivamente pelo seu corpo. Faleceu no dia 28 de julho, de 1946, pronunciando os nomes de Jesus, Maria e José. 

Após a morte de Santa Afonsa, um bispo indiano que conhecia seus sofrimentos físicos enquanto viva, entendeu que “a dor não é um mal, as provações e dificuldades da vida, aceitas e sofridas com alegria por amor de Deus, obtêm méritos”. 

Quando o Papa João Paulo II viajou à Índia, em 1986, a proclamou beata. Foi canonizada pelo papa Bento XVI em 12 de outubro, de 2008. É considerada padroeira das doenças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana