sábado, 9 de novembro de 2013

Dia dos Inventores.

--> Hoje é comemorado o Dia dos Inventores, em referência à data de aniversário da inventora e atriz austro-americana Hedy Lamarr. 

Lamarr foi uma famosa atriz norte-americana, nascida na Áustria, em 9 de novembro de 1913. Também ficou conhecida no mundo científico, por ter inventado, com um colega, durante a Segunda Guerra Mundial, um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos da América, o qual serviu de base para a atual telefonia celular. 
  
--> A invenção de Lamarr serviu de base para os celulares. Era um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas. A ideia surgiu ao lado do compositor George Antheil quando brincavam de dueto ao piano. Lamarr repetia em outra escala as notas que ele tocava, experimentando o controle dos instrumentos. Isso mostrava que duas pessoas podiam conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação. Bastava que o fizessem simultaneamente. Mas a ideia, que foi patenteada em 1940, pareceu difícil de ser realizada na época. 

Em 1962, a ideia passou a ser utilizada por tropas militares dos EUA em Cuba, quando a patente fora expirada. Décadas depois, serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, tal como COFDM, usada em conexões de Wi-Fi e CDMA, usada em telefones celulares. 

Foi em Lamarr que Walt Disney se inspirou para criar Branca de Neve. Lamarr também ganhou uma estrela na calçada da fama. A atriz morreu em 2000, no dia 19 de janeiro.
Cinco anos depois, a Alemanha, para homenagear Lamarr, estipulou essa data para criar o Dia do Inventor.

O primeiro Dia do Inventor aconteceu em 2005, no dia 9 de novembro. A iniciativa partiu da Alemanha em honra à Lamarr. 

2 comentários:

  1. Olá Cecile,novata aqui e gostando muito, muito do que leio nos posts. Parabéns pelo Blog lindo e espiritualizado.
    E saber que Lamarr não foi "ouvida" porque ora era uma mulher, ora era muito linda... (ela precisou da ajuda de um amigo para patentear suas invenções)
    Aquelas pechas machistas que, infeliz e abominavelmente, persistem até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula, seja benvinda! Obrigada por suas palavras.
    bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana