domingo, 10 de novembro de 2013

Dia do Trigo.

O Trigo é uma gramínia cultivada no mundo todo. É a segunda maior cultura de cereais, depois do milho. A terceira cultura é o arroz. 
 
O grão do trigo é usado para fazer farinha, que por sua vez, é usada na fabricação do pão, na alimentação de animais domésticos e também como um dos ingredientes para a fabricação da cerveja.
De acordo com a mitologia, o nome cereal vem de Ceres, a deusa romana da agricultura. O equivalente para os gregos é Démeter. Nas personificações desta Deusa, ramos de trigo estão sempre presentes. Ele também é um ingrediente indispensável da cerealia, uma celebração romana antiga que homenageava Ceres com três dias festivos, pela fartura da colheita. Nos banquetes, os alimentos eram feitos à base de trigo. 

Em outras culturas de povos antigos, como os babilônios, os sumérios e os judeus, o alimento principal também era à base de trigo.  

Diz-se que os primeiros grãos colhidos eram oferecidos aos deuses demonstrando gratidão. Ato que possivelmente teria originado a prática do dízimo em algumas religiões.

Um comentário:

  1. Adorei saber dessa história. E saber a história do pão, tão presente na mesa e, na mesa, as famílias a seu redor.
    Beijo grande, Cecile.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana