quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Claude Lévi-Strauss


Claude Lévi-Strauss foi um antropólogo francês que nasceu em 28 de novembro de 1908 e faleceu a 30 de outubro de 2009. Foi considerado o fundador da antropologia estruturalista e um dos grandes intelectuais do século XX. Sua tese “As estruturas elementares do parentesco”, de 1949, trata o tema do parentesco de forma a desmistificar questões muito discutidas no contexto intelectual.

O antropólogo estudou os povos indígenas do Brasil entre 1935 e 1939, e também se dedicou ao estudo dos mitos fazendo uma tetralogia, as Mitológicas. Publicou outras obras, dentre as quais Tristes Trópicos, que é uma narrativa etnográfica romanceada, com excertos curiosos sobre sociedades indígenas brasileiras. 
"O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador." Antropologia Estrutural, 1967.

"Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente". - Aos 97 anos, em 2005, quando recebeu o 17º Prêmio Internacional Catalunha, na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana