domingo, 7 de julho de 2013

São Panteno de Alexandria


Hoje é dia da festa litúrgica de São Panteno de Alexandria, filósofo e teólogo cristão que nasceu no século II d.C.  e veio a falecer por volta do ano 200. 

Foi o fundador da Escola Catequética de Alexandria, dando início ao seu trabalho de propagação do conhecimento e dos valores cristãos. De acordo com a história, foi muito influente durante o Cristianismo primitivo e seu legado é conhecido pelo seu desenvolvimento da teologia cristã.
Um de seus discípulos foi Tito Flávio Clemente, que ao conhecer Panteno disse: encontrei o mestre que tanto alvejava encontrar. Clemente se converteu ao cristianismo e passou a estudar a bíblia profundamente. 

Panteno também teria sido por muito tempo um missionário que viajava à lugares tão distantes quanto a Índia. Suas palestras atraíam tanto cristãos, como também pagãos e judeus. Tinha uma forma de pensar livre de dogmas e aberta a todos os ensinamentos que marcaram seu nome na história da humanidade. Mas não há citações de Panteno, mas deixo abaixo duas de seu discípulo Clemente:

“Sabendo que o Salvador não ensina nada de uma maneira meramente humana, não devemos ouvir seus pronunciamentos de forma carnal; mas com a devida investigação e inteligência, devemos buscar e aprender o significado oculto deles”.
“Toda verdade é verdade de Deus, venha de onde vier.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana