sexta-feira, 27 de abril de 2012

Santa Zita de Lucca.


Santa Zita de Lucca nasceu no ano 1212. foi uma santa italiana, considerada padroeira das empregadas e empregados domésticos. A ela também se recorre para ajudar a encontrar chaves perdidas.

Nasceu em Toscana, próximo à Lucca, na Itália. Aos 12 anos de idade foi trabalhar como serva na casa dos Faintinelli. Foi durante muito tempo maltratada e humilhada pelos seus patrões. Mas nem por isso se voltou contra eles ou perdeu o respeito por eles. Sua fé, lhe mostrou o caminho da perseverança e foi, com ela, que conseguiu fazer com que seus maltratores tivessem um despertar religioso.

Santa Zita morreu dormindo aos 60 anos no dia 27 de abril. Conta-se que na hora de sua morte, uma estrela apareceu acima do sótão onde ela estava.

Até 1696, já haviam sido registrados 150 milagres em seu nome, o que fez com que a canonizassem nesse mesmo ano.

No dia do aniversário de morte, as famílias italianas, devotas da Santa, costumam assar um pão em sua homenagem.

Um comentário:

  1. Oração à Santa Zita:

    Ó Santa Zita, no humilde trabalho doméstico, soubestes ser solícita como foi Maria, quando servia Jesus, em Betânia, e piedosa como Maria Madalena aos pés do mesmo Jesus. Ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios que os meus trabalhos domésticos me impõem. Ajudai-me a tratar as pessoas da família em que trabalho como se fossem minha família. Ajudai-me a ter sempre reconhecidos meus direitos trabalhistas e ter sempre disposição para lutar por eles se preciso for.
    Ó Deus, recebei o meu trabalho, o meu cansaço e minhas tribulações, e, pela intercessão de Santa Zita, dai-me forças para cumprir sempre os meus deveres para merecer o reconhecimento dos que sirvo e a recompensa eterna no céu. Santa Zita, ajudai-me. Amém.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana