Do Livro dos Espíritos: Introdução
VI – Resumo da Doutrina dos Espíritos (parte 1).
Os seres que se manifestam designam-se a si mesmos, como dissemos pelo nome de Espíritos ou Gênios, e dizem, alguns pelo menos, que viveram como homens na Terra. Constituem o mundo espiritual, como nós constituímos durante a nossa vida, o mundo corporal. Resumimos em poucas palavras os pontos principais da doutrina que nos transmitiram, a fim de mais facilmente responder a certas objeções:
“Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom.
“Criou o Universo, que compreende todos os seres animados e inanimados, materiais e imateriais.
“Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal e os seres imateriais o mundo invisível ou espírita, ou seja, dos Espíritos.
“O mundo espírita é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo.
“O mundo corporal é secundário; pode deixar de existir ou nunca ter existido, sem alterar a essência do mundo espírita.
“Os Espíritos revestem temporariamente um invólucro material perecível e sua destruição pela morte os devolve à liberdade.
“Entre as diferentes espécies de seres corporais, Deus escolheu a espécie humana para a encarnação dos Espíritos que chegaram a um certo grau de desenvolvimento, o que lhes dá superioridade moral e intelectual perante as demais.
“A alma é um Espírito encarnado e o corpo é apenas o seu invólucro.
“Há no homem três coisas: l.”) O corpo ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2.-) A alma ou ser imaterial, espírito encarnado no corpo; 3.») o liame que une a alma ao corpo, principio intermediário entre a matéria e o Espírito.
“O homem tem, assim, duas naturezas: pelo corpo participa da natureza dos animais, dos quais possui os instintos; pela alma participa da natureza dos Espíritos.
Esse é um trecho do Livro dos Espíritos, primeiro Livro da Codificação Espírita feita por Allan Kardec, que estará sendo postado aos poucos no Blog Agenda Esotérica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
As 3+ visitadas da última semana
-
A flor de pêssego é tida como o ingrediente principal do elixir da imortalidade. Mas tanto o pessegueiro quanto seu fruto também são tidos c...
-
Neste dia, no ano 612 a.C., Nínive foi destruída e seu rei, Sinsariscum, morto. Nínive era a capital da Assíria e antigo centro de adoração ...
-
Sinos são símbolos mágicos. Dentre as funções que exercem, duas são muito importantes: atraem boas energias e afastam as negativas. E assim ...
Olá!
ResponderExcluirQuanto temos que evoluir...
Bjs
Vera, bom dia!
ResponderExcluirA Doutrina Espírita é uma filosofia de vida. Mas é vista como uma religião. Deveríamos ler para entender nosso lado espiritual, independente do credo de cada um.
Bom domingo pra ti!!!