sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jesus, Senhor dos Milagres.

Hoje celebra-se no Peru o “Senhor dos Milagres”. Também chamado de “Cristo Moreno” ou “Cristo de Pachacamilla”.

A origem dessa festa remonta ao ano 1651, quando se descobriu que a parede de uma confraria sobrevivera ao terremoto de 1650 que abalou o Peru. Era a parede de uma casa situada no bairro de Pachacamilla, em Lima, onde um escravo angolano havia pintado a imagem de um Cristo moreno. Era uma simples imagem num salão onde costumava se reunir com sua confraria. Essa parede, cuja imagem existia, passou por outras intempéries resistindo intacta. A sua conservação deu origem a um culto que foi crescendo ao longo dos séculos.

Outra das intempéries foi novamente um terremoto que aconteceu no dia 13 de novembro de 1655 estremecendo as cidades Lima e Callao. Ele causou o desmoronamento de muitas igrejas e edifícios mas a parede do “Cristo Moreno” continuou intacta, apesar de várias paredes dessa confraria terem ido abaixo. Em 20 de outubro de 1687, um maremoto arrasou Callao e parte de Lima também. Derrubou a capela edificada em volta da imagem Crística, ficando em pé somente a parede pintada.

Os fiéis criaram uma cópia pintada à óleo da imagem e saíram com ela pelas ruas do bairro Pachacamilla. A partir desse momento, teve início a procissão que perdura até hoje e é considerada uma das maiores festas religiosas das Américas. Ela acontece todos os anos entre os dias 18 a 28 de outubro.

Nesse período, onde quer que haja uma comunidade peruana, há a celebração do “Senhor dos Milagres” formando uma grande aliança de fé e esperança.


2 comentários:

  1. Olá!
    Tenho uma oração que lembra a vida terrena de Jesus....e seus milagres. Rezo-a todos os dias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vera, bom tarde!
    Compartilhe sua oração conosco.
    Um beijo e boa sexta-feira!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana