Todos os anos, no dia 19 de outubro, o Japão realiza um festival gastronômico chamado Festival Bettara-Ichi. A principal atração desse dia é o picles Bettara, um rabanete em conserva.
O festival acontece próximo ao Santuário Ebisu, em Tóquio, e foi criado para atender as pessoas que veem festejar o deus Ebisu, da boa sorte, no dia 20 de outubro.
No dia do Festival, há procissões de crianças percorrendo as ruas carregando vários cordões, nos quais se atam os picles e objetos como talismãs para atrair e capturar a boa sorte, e outras atrações.
Além da sorte, Ebisu é também o deus dos pescadores, dos operários e guardião da saúde das crianças. Quando nasceu, o deus ganhou o nome de Hiruko. Conta a lenda que ele nasceu sem ossos devido à uma transgressão de sua mãe durante o ritual do casamento. Hiruko lutou para sobreviver mas seus pais não suportavam vê-lo deformado. Antes de completar 3 anos de idade, ele foi colocado num barco de juncos. O barco foi parar em terra firme e o menino acolhido. Em pouco tempo, ele superou muitas dificuldades. Cresceram-lhe as penas, os braços e ao completar 3 anos se tornou o deus Ebisu. Tinha o espírito jovial e auspicioso. Ebisu quer dizer “o Deus do riso”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário