sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Alta Imunidade.

A prática regular de exercícios e uma boa alimentação podem manter a imunidade em alta e proporcionar uma vida mais saudável. Confira algumas dicas do Blog Nutrisaúde sobre alimentos que podem ajudar a fortalecer o organismo:

Frutas Vermelhas
Morango, framboesa, uva, amora, todas estas frutas possuem antocianinas e flavonóides que são as substâncias responsáveis pela cor vermelho-arroxeada. Outra fruta muito importante deste grupo é o mirtilo (blueberry), pois ajuda a reverter a queda das funções cerebrais e aumenta a liberação de dopamina, que tem a função energizante e estimulante.

Pimenta
Uma das melhores fontes de betacaroteno, que se transforma em vitamina A e auxilia o organismo na luta contra todo tipo de infecções. E aquela substância que faz a boca arder, a capsaicina, age na liberação de endorfinas e na dissolução de coágulos sanguíneos, que ajuda no controle de colesterol e prevenir a arteriosclerose.

Chá verde
Esta erva estimula o crescimento de bactérias que são benéficas ao intestino e inibe a ação das maléficas. É muito importante que nosso trato intestinal esteja em perfeito funcionamento, cerca de 70% do nosso sistema imunológico depende disto. É recomendado que se tome 4 xícaras de chá por dia para contar com os benefícios do chá-verde.

Batata-doce
Este tubérculo tem poderes incríveis para o bom funcionamento do sistema imunológico, atua no combate ao mal de Parkinson, males do fígado, problemas cardíacos e câncer.

Figo
Rica em fibras, que contribuem na regulação dos níveis de insulina, no funcionamento do intestino e na diminuição da velocidade do envelhecimento. Conta ainda com polifenóis, que impedem a degradação celular pela ação da poluição, fumo e estresse. Deve ser consumida com moderação, o seu excesso favorece o acúmulo de gordura, recomenda-se quatro unidades da fruta por semana. 

Canela
Impede o desenvolvimento de bactérias no organismo, inclusive no combate ao mau hálito e alguns estudos apontam para a sua utilização no combate ao diabetes tipo 2.

Romã
O consumo desta fruta está associada à diminuição dos riscos de desenvolver doenças do coração e câncer, pois é rica em flavonóides, substâncias que controlam o colesterol e regulam o fluxo sanguíneo para o coração.

Salmão
O peixe é um alimento rico em ômega-3, um óleo saudável e com ação antioxidante. Do salmão retira-se o DMAE, substância que tem sido utilizada há muito tempo para conservar o aspecto jovem da pele.

Castanha-do-Pará
É muito rica em selênio, mineral antioxidante que diminui a degeneração cutânea e cerebral e ainda conta com o magnésio, que interfere na atividade muscular e cardíaca.

Brócolis
Repletos de fósforo, magnésio, potássio, cácio e vitamina C. Uma xícara tem 10% da dose diária recomendada de ferro e Vitamina C que um adulto necessita.

Linhaça
A semente é fonte de ômega-9 e ácido alfa-linoleico, que ajudam o intestino e coração a funcionar melhor. pois equilibram os níveis de gordura no sangue. O melhor é consumi-la triturada ou na forma de farinha. Se germinar as sementes num copo d'água da noite para o dia o seu poder de força é aumentado muito.

Gengibre
Combate as inflamações da garganta e das vias aéreas e pode ser usado no combate a enjôos como calmante do estômago. Muito rico em vitamina C e B6 que ajudam nas defesas do organismo, e ainda contém gingerol que tem ação comprovada no combate ao câncer.

Cogumelo
Tem alto índice de proteínas, mas contém também fibras, minerais, vitaminas e mais duas substâncias muito importantes as betaglucanas e a eritadenine, que contribuem para reduzir o acúmulo de gordura no sangue e as taxas de colesterol.

Tomate
É um dos melhores combatentes contra o câncer de próstata. O licopeno, pigmento responsável pela coloração vermelha da fruta, tem a capacidade de se acumular na glândula prostática e inibir o crescimento de células cancerígenas. Uma das boas notícias é que os benefícios são ainda maiores quando consumido na forma de molho, claro que não estamos nos referindo a versão em lata e cheia de conservantes. O aquecimento aumenta a absorção de licopeno pelo organismo. É recomendado o consumo de 1 unidade por dia, e quanto mais vermelho melhor. O licopeno é melhor absorvido na presença de gordura por ser lipossolúvel (dissolve na gordura), portanto uma dica é preparar o molho com um fio de azeite.

Um comentário:

  1. Vera do sullllllll7 de outubro de 2011 09:24

    Olá!
    As cerejas, as framboesas, os mirtilos, as amoras eos romãs, são difíceis de encontrar na minha cidade. Os demais fazemparte da minha alimentação com certa frequência.
    Gostei.
    Bjs

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