terça-feira, 17 de maio de 2011

Hamsá, Mão de Fátima.

A Hamsá é um símbolo de poder temporal e espiritual, força proteção e dominação. É um talismã que tem a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos. É usado pelos praticantes do Judaísmo e do Islamismo contra o mau-olhado.

A Mão de Fátima é muito popular no Oriente Médio. No Islamismo, simboliza os cinco fundamentos da religião – fé, prece, peregrinação, jejum e caridade. O polegar representa o Profeta; o indicador, a Senhora Fátima; o do meio,seu marido Ali; e os dois últimos, seus filhos Hassan e Hussain.

Fátima era filha de Maomé e Aisha. Para os muçulmanos xiitas, ela tem o mesmo status que a Virgem Maria. É a mestra das Mulheres do Mundo. As mulheres xiitas costumam viajar para locais dedicados à Fátima em busca de ajuda ou de um pedido especial.

Já os judeus, o chamam de Mão de Miriam, numa referência à irmã de Moisés e de Aarão. Para estes, os cinco dedos simbolizam os cinco livros do Torá.

No entanto, acredita-se que o Hamsá sejam mais antigo que essas duas culturas. Achados arqueológicos indicam que esse símbolo foi usado pelo povo fenício e associado à deusa lunar Tanit, patrona da cidade de Cartago.

4 comentários:

As 3+ visitadas da última semana