terça-feira, 5 de abril de 2011

As Pirâmides de Gizé.

As famosas Pirâmides de Gizé nos revelam a importância dos símbolos na Antiga civilização Egípcia. Elas eram escadarias simbólicas para o Céu. Permitiam ao rei morto ascender da Terra para seu lar celestial no pós-vida.

As Pirâmides das primeiras dinastias não eram visíveis. Quando terminada a construção, elas eram cobertas por terra. O enterro na terra simbolizava o renascimento e a ressurreição.

A maior das três Pirâmides Gizé é Quéops. Sua altura é equivalente a um prédio de 49 andares e tem cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra com 2,5 toneladas cada um.

Foi erguida há mais ou menos 4.500 anos. Suas quatro faces da estão voltadas para os pontos cardeais.

Há várias suposições para o mistério da construção das pirâmides. Uma delas é que os egípcios teriam sido ajudados por seres extraterrestres. Só dessa forma teriam conseguido alinhar, empilhar e transportar pedras tão descomunais. Essa na verdade é a tese de Eric von Daniken, autor do livro Eram os Deuses Astronautas?

Mas os arqueólogos acreditam mesmo que os 30 mil trabalhadores na construção das Pirâmides foram guiados e orientados pelas constelações. Quanto às pedras, os estudiosos no assunto acreditam que além dos egípcios utilizarem a força física, também contaram com a ajuda de rampas, pasta lubrificantes e talvez até guindastes rudimentares.

As Pirâmides de Gizé ocupam o primeiro lugar das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.



Um comentário:

  1. As pirâmides também têm um significado alquímico. Suas quatro faces triangulares unidas por um cimo correspondem à síntese alquímica dos quatro elementos, cuja ascensão seria a criação do círculo correspondendo ao éter. Julio.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana