quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Maçã do Conhecimento.

A Maçã é o símbolo figurado do conhecimento e usada simbolicamente sob diversos sentidos.

A temos nas Sagradas Escrituras vista como o fruto proibido nos Jardins do Éden. Eva a ofereceu para Adão, que a comeu, ficando com o pomo na garganta.

Na cultura grega, figura como um Pomo da Discórdia atribuído à Páris que deveria dar uma maçã à deusa mais graciosa. E ele escolhe Afrodite, despertando a ira das outras deusas e precipitando a Guerra de Tróia.

Também foi através de uma maçã, que a madrasta da Branca de Neve quis envenená-la.

E nas tradições celtas, é um fruto de ciência, de magia e de revelação. Tanto que hoje na Cornuália, Inglaterra, é considerado o Dia da Maçã. As moças solteiras colocam uma maçã sob o seu travesseiro para sonhar com aquele que será seu futuro marido. Mas elas devem acordar antes do sol nascer para comer a maçã em silêncio absoluto. Depois devem ir até a rua para sentar sob uma árvore e lá ficar esperando passar alguém. A primeira pessoa que passar, representará características do seu futuro marido.

A maçã também tem suas propriedades de cura. Diz-se que se você escrever um nome sagrado em uma maçã e a comer, quando estivesse com febre, em três dias estaria curado.

Em todas as circunstâncias, a Maçã é um meio de conhecimento que ora é o fruto da Árvore da Vida, ora o da Árvore do Conhecimento do bem e do mal. Vai depender das suas escolhas.

Na verdade, a Maçã tem tudo a ver com o conhecimento. Parece que o atrai. Isaac Newton quando descansava sob uma macieira nem imaginava o que estava por vir. Ao cair uma Maçã na sua testa, descobriu a Lei da Gravidade.

Até as crianças sabem disso pois não é uma Maçã que escolhem de fruta para dar às suas professoras?

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
A imagem 3 veio daqui.

4 comentários:

  1. Hoje é quarta e no meu blog vc já está na quinta, dia da semana meu prefeiro com sexta. skskksksks
    Maças são lindas. Não gosto muito. Mas aprendi a vê-las como remédios curativos. São excelentes para previnir câncer de intestino. Sabia? Nos Estados Unidos recomendam duas ao dia desde a infância.
    Agora maças caramelizadas eu adoro. Em parques. ksksksks
    Agora este outro lado que vc pesquisou e nos conta, achei simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria!
    O que eu sei é que existem muitas simpatias feitas com maçã. Mas gostei também de saber mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Cecile!
    Dizem que comer maçâ é muito saudável, porém elas não me atraem, sempre tenho em casa, mas muitas vão para o lixo, (que pena). Vou tentar apreciá-las mais. Vou tentar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Eliane, pois é, eu encurtei a semana, rsrs. Concordo com você, as maçãs são lindas. E bom saber das qualidades preventivas da maçã.

    Hely, a maçã, como vc citou, é muito utilizada em rituais de magia, simpatias. Eu prefiro acreditar que sejam feitos rituais só para o bem. Mas não me iludo até porque maçã em latim é "malus", que também significa mal.

    Vera, todas as frutas são boas e importantes. Claro, que temos as nossas preferências. Mas vc já experimentou maçã na salada, ou doce de maçã, por exemplo? Bem, eu sou suspeita, gosto de todos os jeitos.

    Um beijo e boa noite para todas!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana