terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Esmeralda e a Primavera.

A Esmeralda possui uma gema brilhante, de cor verde. É um dos minerais mais nobres da face da Terra. Assim como uma das mais valiosas pedras.

Desde os tempos antigos, era admirada pela sua beleza, seu valor e benefícios que trazia para a saúde.

Esta pedra é o símbolo da primavera, da renascença e da esperança. Tem a ver com viagens e conhecimentos.

Há algumas curiosidades em torno da Esmeralda. Diz-se por exemplo que se alguém colocar uma embaixo da língua, poderá prever o futuro.

Já no Antigo Egito, era muito usada nos funerais. Era a pedra do renascimento e de cura para os males nos olhos.

As principais jazidas de Esmeraldas estão na Colômbia. Mas também são encontradas no Brasil e no Zimbábue. Estudiosos dizem que a Esmeralda atrai sucesso, aumenta o intelecto, a capacidade inventiva e a habilidade na escrita.

Para os Romanos, acreditava-se que tinha o poder de denunciar aquele que estivesse mentindo num interrogatório. Caso a pedra perdesse seu brilho era sinal de que a pessoa não estava falando a verdade.

No século 17 viveu um homem que ficou conhecido como “O Caçador de Esmeraldas”. Era o bandeirantes Fernão Dias Paes. Ele acabou achando pedras verdes na última expedição que fez. Mas as pedras não eram as Esmeraldas que ele tanto procurava. Eram Turmalinas. Só que Fernão veio a falecer poucos dias depois sem tomar conhecimento desse fato.

A Esmeralda está relacionada com os signos de Touro e Câncer. E é também o nome de uma Deusa Inca, que presenteava os jovens com uma Esmeralda para lhes servir como um talismã.

4 comentários:

  1. É mesmo a pedra de sorte dos taurinos. Exuberante.
    E tem a cor que amo: o verde.
    Estou correndo querida. Dia cheio hoje. bj

    ResponderExcluir
  2. Também tem a tábua de esmeralda, você já ouviu falar?

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Cecile!
    Esmeraldas verdes...verdes como a nossa esperança, de um término de ano e ínicio de outro com mais perspectivas de saúde e de oportunidades.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Eliane, Hely, Vera!

    A Tábua de Esmeralda, sim, foi o texto que deu origem à alquimia. Contém máximas atribuídas ao sábio egípcio Hermes Trimegisto. Dizem que foi escrita numa tábua de esmeralda riscada com um diamante. Só que nunca ninguém viu essa tábua. Só restou o texto.

    Eliane e Vera, verde é também a cor do chakra do coração. É cor de cura também. Vamos mentalizar.

    Beijos e boa noite para vocês!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana