segunda-feira, 27 de setembro de 2010

São Cosme e Damião.

Hoje é dia de São Cosme e São Damião. Hoje é dia de pensar em maria mole, pé de moleque, paçoca, suspiro... doces que esses santos adoram. Ou melhor, crianças adoram.

Esses dois santos, segundo a igreja católica, existiram. Eram irmãos gêmeos e morreram por volta do ano 300.

Diz-se que eram da Arábia, de uma família nobre. Filhos de pais cristãos, receberam o nome de Acta e Passio. Se formaram em medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Costumavam dizer: “nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder”.

Há uma outra versão. A de que eles curavam as pessoas e que por isso passaram a ser considerados médicos.

Eles tinham aversão à dinheiro e não recebiam nada pelos atendimentos “médicos” que faziam. Mas foram perseguidos, martirizados e mortos sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.

Alguns estudiosos acreditam que esses dois irmãos nunca existiram, mas que seriam uma versão cristã dos filhos gêmeos de Zeus, na mitologia grega. São eles Castor e Pólux.

Já no sincretismo das religiões afro-brasileiras, eles estão associados aos ibejis, que são gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.

Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.

5 comentários:

  1. Bom dia Cecile!
    São Cosme e São Damião, dia de comer muitas guleismas, e sem travessuras, diferente do Halloween que as crianças do meu condomínio adoram, pois fazem travessuras caso vc não esteja em casa, ou não tenha as guloseimas para dar.
    Hoje,seria o dia de pensarmos nas crianças com poucas condições e distribuir donativos e ou brinquedos.... mas paternalismo não faz a minha cabeça....melhor ensinar a pescar....
    Tenha uma linda segunda-feira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que o tema seria este!
    Minha mãe arrumava deste do começo do mês caixas e mais caixas de doces. E enviava aos orfanatos. Fazia por tradição e respeito. E eu roubava Maria Mole, paçoca e pé de moleque.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Vera, Eliane...
    Se tem uma coisa que combina é criança e doce, não é! Ai, e travessura... por aqui elas chegam antes do halloween Vera, rs.
    Eliane, eu também adorava esse trio, aliás, ainda gosto mas acho hoje tudo tão dooooce.

    Beijos e um início de semana bem sweet, inspirado nesses dois rapazinhos que além de tudo ajudavam as pessoas a se curarem. Beijos para vocês!

    ResponderExcluir
  4. Boaaaaaaaaaaaa noiteeeeeeeeeeeee queridaaaaaaaaasssssssss, vim trazer BEIJINHOS DOCES DIET p vcs, não poderia deixar de presentear AS CRIANÇAS de vcs, né mesmo?
    Que S. COSME E S. DAMIÃO nos abençoem e as nossas famílias tb, beijinsssssss mto carinhosos e q todas tenhamos SONHOS DOCINHOS nesta noite, inté queridocas pq vou comer pé de moleque, adoroooooooooooooooo rs,r,rs,rs,sr,sr...

    ResponderExcluir
  5. P/ Enzo (EFN) = Proteções! Sempre!...

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana