terça-feira, 28 de setembro de 2010

Rosa, Amor do Ocidente.

Famosa por sua beleza, forma e perfume, a Rosa é a flor simbólica mais empregada no Ocidente. É o equivalente a flor de Lótus no Oriente.

A Rosa carrega uma simbologia muito importante pois é mencionada nos primeiros documentos gregos e hebraicos.

Na antiguidade, representava silêncio e amor, e, em ocasiões festivas, uma rosa era erguida sobre a mesa para indicar que as conversas eram secretas. E sendo assim, o assunto não poderia ser comentado fora do local.

Para os romanos a Rosa simbolizava alegria. Comus, o deus da festa, é representado com uma guirlanda de rosas.

Para muitas deusas, a Rosa é também sagrada e o Cristianismo a consagrou à Virgem Maria. As cinco pétalas das Rosas também eram associadas com os cinco estigmatas de Cristo. A Rosa Dourada, por exemplo, foi dada aos soberanos pelo Papa como emblema da mortalidade do Corpo, e o ouro do qual era feita, simbolizava a imortalidade da alma.

As Rosas têm ainda um significado alquímico e hermético: a rosa dourada significa perfeição, a rosa azul, o inatingível, a com sete pétalas representa os dias da semana e os sete degraus da iluminação e a de oito pétalas, simboliza regeneração.

Talvez pelo perfume que exala, ou pelo seu formato e textura tão delicados ou até mesmo pelos seus espinhos ela tenha se tornado o símbolo do amor. Em vários contos de fadas, histórias infantis ou canções, ela está presente.

Não é à toa que ver uma Rosa num sonho, significa felicidade no amor. Colhê-la, significa que terá aventuras ou que novos amores surgirão em breve. Dar uma rosa a alguém, é sinônimo de triunfo certo sobre um rival. Ao passo que ganhar rosas, quer dizer que receberá convites e propostas de casamento.

A Rosa também é considerada um afrodisíaco. Cleópatra, rainha do Egito, a utilizava com essa finalidade. A história conta que esta flor era um dos ingredientes básicos de suas receitas de beleza. E, além disso, ela costumava cobrir seu leito com pétalas de rosas para garantir seu romance com o amado Marco Antônio.

Afrodisíaco ou não, a Rosa também pode ajudar no tratamento contra a insônia. Veja duas receitas com Rosas:

Banho de Rosas - Para tratamento da insônia, junte várias pétalas de rosas (15 rosas de várias cores) e as coloque na banheira com água morna para quente. Misture 1/2 kg de sal marinho, e deixe descansar durante 15 minutos, depois tomar banho de imersão durante 40 minutos.

Chá de Rosas - Ferva 4 xícaras de água. Quando ferver, coloque 8 pétalas de rosas (bem lavadas) e ferva por mais 5 minutos. Em seguida adoce a gosto com mel e tome 2 vezes ao dia, de preferência à tarde e à noite.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
A imagem 3 veio daqui.
Fonte das Receitas de Insônia

6 comentários:

  1. Ah que linda postagem. Sinto o perfume das rosas daqui.
    Tenho rosas no sítio. Das pequenas e das grandes.
    E nada melhor do que receber rosas de um lorde.
    Dizem tudo. Minhas preferidas? As rosas chá!
    beijo querida. Bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, não é que eu também sou fã dessa cor!
    Acho-a mais delicada que as outras.
    Beijos de bom dia pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Cecile!
    Gosto muito de chá de rosas, mas tomo de forma errada, agora aprendi que há um horário, eu tomo como chá da tarde (inverno) e vou repetir a dose à noite para dormir melhor. Assisti que na feira das flores em Holambra há rosas com pétalas de cores diferentes, fruto de alteração genética. Pois é, se existe um lugar que eu gostaria de conhecer seria esta feira, acho que precisaria ir de caminhão para poder trazer todas as mudas, que iria comprar.
    Rosas vermelhas..... paixão
    Rosas amaraelas..... dinheiro
    Rosas brancas ..... paz.
    Isto seria certo?
    E me ensinaram que para presentear homem deveria se dar cravos ao invés de rosas?
    Bjs e parabéns pela linda postagem estou sentindo o perfume destas lindas flores.

    ResponderExcluir
  4. ROSASSSSSSSSS acho que são a paixão de 99% das mulheres, quemmmmm não gosta de receber um lindo bouquet ou até uma lindo botão??
    É uma flor que quando recebemos nos trazem todo tipo de emoção, sou APAIXONADA P ELAS E P SEU PERFUME inconfundível!
    Uma jarra com rosas deixa o ambiente abençoado e lindooooooooo, durante minha vida já recei cada bouquet lindossssssss e marcantes, ai, ai, meninas que o dia de vcs seja literalmente um MAR DE ROSAS milllllllll biejinsssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Vera, parece que é mais ou menos isso. Veja algumas cores e seus significados:
    •Rosa Vermelha - amor, paixão
    •Rosa Amarela - felicidade, amizade
    •Rosa Rosa - amizade, carinho
    •Rosa Chá - respeito, admiração
    •Rosa Branca - pureza, paz
    •Rosa Laranja - fascínio, encanto
    •Rosa Champagne - admiração, reverência

    Quanto as mais apropriadas para se presentear um homem parece que são as rosas ou cravos vermelhos, simbolizando o amor e a paixão no relacionamento.

    Obrigada pelas palavras e uma boa terça!

    ResponderExcluir
  6. Rosana... sabia que devestes ter sido muito amada, e com certeza ainda o és.

    OBrigada pelo mar de rosas!
    Beijos de boa terça!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana