terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ostara, Deusa da Primavera.

Hoje é dia do Festival de Ostara, um tradicional e antigo festival pagão em homenagem à deusa celta da primavera.

É o rito da fertilidade que celebra o renascimento da vida na Terra.

É o primeiro dia da nova estação, o equinócio da primavera. Uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração. É quando há um equilíbrio entre a luz e a escuridão. Mas a luz está apenas se preparando para crescer pois esta data marca a volta do Sol.

Nesse dia acendem-se fogueiras ao nascer do Sol, tocam-se sinos e ovos cozidos são decorados, um antigo costume pagão associado à Deusa da Fertilidade. Os ovos pintados com símbolos mágicos, eram lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa.

A deusa celta Ostara equivale na mitologia grega à Perséfone e na romana, à Ceres. E como a maior parte dos antigos deuses pagãos, Ostara também foi cristianizada.

A festa pagã em homenagem à Deusa, foi adaptada e renomeada pelos Cristãos de Páscoa, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo. Ovos enfeitados e coelhos foram incorporados também ao novo calendário cristão. Isso porque no hemisfério norte, o equinócio da Primavera acontece no dia 21 de março.

A data da Páscoa cristã foi fixada durante o Concílio de Nicéa, em 325 d.C., como sendo "o primeiro Domingo após a primeira Lua Cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera, adotado como sendo 21 de março.

Foram essas antigas celebrações que originaram os costumes atuais de se presentear na Páscoa as pessoas com ovos de chocolate, “trazidos” por coelhos.

Uma boa atividade para se fazer hoje em busca de uma conexão com a energia de Ostara, é caminhar pelo campo para colher flores e enfeitar a sua casa com algumas delas.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

9 comentários:

  1. boa tarde, Maria.
    Já tinha ouvido falar de outras datas terem sido incorporadas pelo cristianismo, mas a páscoa, ainda não. E tem tudo a ver, a história da fertilidade com os ovos e os coelhos.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Cecile,

    creio que a senhora está equivocada. Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa "passagem". O povo hebreu é um dos mais antigos da humanidade, creio que essa festa pagã tenha surgido após a saída do povo de Israel do Egito, após a última praga, quando o anjo da morte "passou" pelas casas matando os primogenitos. A páscoa começou aí..Os povos europeus antigos comemora a "páscoa" como passagem do rigoroso inverno para a primavera, como uma festa pela sobrevivencia e fertilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior cego é o que não quer enxergar, estamos num ciclo anual de festas pagãs, natal, Páscoa, carnaval e ano novo, todas tem sua história de origem pagã que a igreja católica travessia de cristã nos concílios de Nice ia e outrose que mais, não conhecer a origem das história da nisso.

      Excluir
    2. Você bem falou estamos vivendo "num ciclo anual de festas pagãs". Conforme o entendimento de cada época, ou do poder dominante, esses rituais foram apenas ganhando "nova roupagem". Esse em especial, diz respeito ao renascimento da vida na terra, na Terra. O que me inspira a dizer que temos que cuidar não só do nosso corpo material, mas também do nosso corpo espiritual pois os dois coexistem nessa realidade planetária em que vivemos. Temos que procurar um "equilíbrio entre a luz e a escuridão". E este é o momento de darmos vazão a essa Luz. Luz e amor para todos!

      Excluir
  3. Olá Felipe!
    Você está certíssimo quanto à natureza da Páscoa. Mas a data que mencionei refere-se à Páscoa comemorada pelos Cristãos. Não me referi à origem pascal. Mas a fixação oficial de uma comemoração cristã.
    Quanto ao festival de Ostara, no hemisfério sul acontece em setembro, e no hemisfério norte, em março, coincidindo justamente com o período da páscoa.
    Como os ritos pagãos foram aos poucos sendo "abafados" pelo cristianismo, este se apropriou de alguns costumes, como ovos enfeitados, para atrair novos cristãos.
    Pretendo um dia falar sobre a origem da Páscoa e que aliás, vc explicou muito bem.
    Uma boa noite pra ti também!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Cecile.
    Mas eu não creio que o cristianismo abafou os ritos pagãos, até por que, no cristianismo genuíno não existem ovos, nem coelhos, nem fertilidade, existe apenas a morte e ressurreição de Cristo, nosso cordeiro de Deus. Então, está mais para o contrário. Ou então uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas, vc sabe que a igreja católica misturou muitos ritos pagãos com costumes cristãos no intuito de estabelecer-se no poder né. Obrigado pela gentileza. Geralmente quando exponho algo nesse sentido as pessoas ficam grosseiras. O fato de discordar não é nada pessoal.

    ResponderExcluir
  5. Felipe, quando eu digo "abafou" é no sentido de proibir os pagãos de praticarem seus rituais. E com certeza, para ficar no poder. Mais tarde na Idade Média isso ficou ainda pior.
    Quanto a discordar, faz parte. O debate é saudável e a "verdade está entre todos nós". Eu gosto de ler, pesquisar, conhecer, descobrir e interagir com outros pontos de vista, de opinião... mesmo que sejam contrários.
    Esteja sempre à vontade!

    ResponderExcluir
  6. adorei seu Blog.. mágico... se quiser visite o meu www.confrariadegaia.blogspot.com.. benção primaveril para vc!!!!

    ResponderExcluir
  7. Luciene, obrigada.
    Visitei seu blog e adorei tambem.
    Um beijo!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana