
Madona Negra é uma estátua ou pintura da Virgem Maria com feições européias mas de mãos e rosto de cor escura.
São aproximadamente 450 imagens de Virgens Negras espalhadas pelo continente europeu, conservadas em igrejas, e algumas em museus. Também há imagens dela na África e nas Américas.
O culto da Virgem Negra ressurgiu no século XII com as Cruzadas. Nas expedições que empreenderam na Ásia e no Egito, esses cavaleiros trouxeram inúmeras estatuetas recolhidas em grutas, nascentes, por exemplo. Eles as cristianizavam colocando o manto e a coroa de Nossa Senhora.
As Madonas Negras passaram a representar a justiça social. Eram as consoladoras dos aflitos e dos excluídos. Mas diz-se que essas Madonas Negras eram um disfarce sob o qual as antigas deusas pagãs continuavam usando seus atributos de Mães Divinas e seus símbolos sagrados.

Essa imagem foi encontrada em 1717 no rio Paraíba, em São Paulo. Conta a lenda que essa estatua pequenina tornou-se extremamente pesada impedindo que o pescador a levasse daquele lugar. Foi feito então uma guarita para ela. Nesse lugar, hoje, existe o Santuário que acolhe milhares de peregrinos de todo o Brasil e do exterior.
A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
Boa noite Maria!
ResponderExcluirTinha um santo, acho que era São Bernardo, que era devoto de uma Virgem Negra. Você sabe qual era o nome dela?
Olá Hely,
ResponderExcluirEra o santo católico, São Bernardo de Clairvaux (1090 – 1153). Conta a história que ele tinha uma imagem da Virgem Negra trazida pelos templários. Dessa imagem teria saído gotas de leite. Com isso, Bernardo transformou a pequena Ordem de Cireaux numa poderosa multinacional, com centenas de abadias e mosteiros espalhados por diversos países pela Europa.
Mas não se tem registro do nome dela. Uma possibilidade é a terem associado à Sara, suposta filha de Maria Madalena e Jesus. Sara tinha a pele escura.
A história é cheia de mistérios, já reparou.
bjs.