sábado, 11 de setembro de 2010

Feng Shui Interior.

Feng Shui é uma técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes externos e internos. Mas é preciso que exista uma sintonia entre nós e esses ambientes. Pois se não estivermos preparados internamente não conseguiremos perceber nada à nossa volta.

Há uma corrente do Feng Shui que mistura aspectos psicológicos dos moradores com os conceitos dessa técnica chinesa.

A bagunça, por exemplo, ninguém está livre da desorganização. E ela pode se formar sem que se perceba pois nem sempre fica aparente. A sala pode estar arrumada, a cozinha também mas basta abrir a porta de um armário para ver que estão cheios de inutilidades.

Para que as pessoas não cultivem esses hábitos, que na realidade provocam cansaço e imobilidade, dizem até que isso engorda, deprime, tira o foco de coisas importantes, além de ser considerado um atraso de vida, foram criadas algumas regras.

REGRAS PARA DOMAR A BAGUNÇA:

1. Jogue fora o jornal de anteontem.

2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.

3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e limpe-as diariamente.

4. Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.

5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.

6. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, dê o destino apropriado.

7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças acontecendo na sua vida.

2 comentários:

  1. Bom dia Cecile!
    Lendo o que você postou lembrei-me de uma prática que aplicamos na escola particular que eu lecionava Biologia ( antes da doença). Não era Feng Shui, ms os "5S" e com esta prática os alunos conseguiam alguns pontinhos nas disciplinas... São eles:
    Senso de utilização
    Senso de organização
    Senso de limpeza
    Sáude e higiene
    Senso de autodisciplina.
    E isto funcinava...
    Os que saiam da escola voltavam para dizer que continuavam a praticá-los nas universidades e que isto chamava a atenção dos demais. Bom né....
    Tenha um lindo sábado e um excelente doming com tudo aquilo que vc mais gosta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera!
    Interessante esses "5S". As regras, em todos os sistemas são importantes tanto para nós mesmos quanto para a vida em grupo.

    Um lindo sábado e domingo pra ti também!
    Um beijo grande e obrigada!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana