quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aniversário da Lua.

Hoje comemora-se o aniversário da Lua.

Diz a lenda que o Imperador chinês Ming Wong fez uma viagem mística até a Lua neste dia. E em homenagem a ela, instituiu hoje o dia do seu aniversário.

Desde os tempos imemoriais até os nossos dias, a lua é um símbolo cósmico de todas as épocas. Ela deu origem à vários mitos, lendas e cultos.

Nas histórias fantásticas, por exemplo, vampiros e lobisomens são supostamente controlados pelas fases da Lua.

Nas mitologias da história dos povos, existem muitas divindades que têm associações com a Lua. Sem contar que ela é também símbolo do sonho e do inconsciente.

E em algumas culturas ainda adota-se um calendário lunar para medir o tempo, como o calendário Islâmico, por exemplo.

Para geólogos, o planeta Terra não seria o que é e nem a vida teria se desenvolvido nele se não tivesse um satélite como a Lua. A Lua é o maior satélite do sistema solar e exerce uma influência gravitacional muito grande sobre a Terra.

Na astrologia hindu, a Lua é considerada o planeta mais importante, enquanto que na astrologia ocidental, é o Sol.

Numa antiga alegoria, a Lua é apresentada como uma princesa que, mesmo tendo a oportunidade de desfrutar as glórias da nobreza, se degradou. Entregou-se aos hábitos primitivos dos seus súditos e em decorrência disso, ficou presa às conseqüências do envolvimento com as forças com as quais lidou.

Uma dica dos esotéricos para o dia de hoje, em homenagem à Lua e para atrair bons presságios também, é acender uma vela branca e um incenso de canela. Depois, cortar uma batata no formato da Lua e a enterrar no jardim.

E para quem mora ou que estará em São Paulo, no dia 19/09, haverá uma palestra que vai abordar a presença extraterrena no solo lunar. Quem puder ir terá acesso às imagens da lua com supostos hangares, obeliscos, trilhas marcadas no solo lunar entre outras possíveis obras de seres extraterrestres. Acesse aqui para mais informações.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Olá Maria,
    eu sempre tive curiosidade com a expressão "estar no mundo da lua". É por causa dessa ligação com os sonhos?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Hely,

    Há algumas analogias com referência a esta expressão. Uma delas está relacionada à festa da lua da colheita, bem nos tempos antigos, na qual a comida era farta e o vinho também. Então, nessas festas era comum as pessoas beberem muito e ficarem naquele estado de torpor e de alienação provocado pela bebida. Depois, em um momento fora dessas festas, quando a pessoa apresentasse novamente aquele estado meio "fora do ar", mesmo sem ter bebido nada, dizia-se que estava no mundo da lua, ou seja, ainda naquela festa da lua.

    Outra teoria para essa expressão quer dizer que a pessoa está com a cabeça em outro lugar, e não aqui neste planeta. Então, como o astro mais próximo é a lua, a pessoa é até apelidada de lunática. (a lua acaba levando a culpa, rsrsrs)

    Quanto aos sonhos... é justa também a analogia. Quando sonhamos levantamos os pés do chão. Viajamos para uma realidade que não existe. Mas que tem grandes possibilidades de existir, certo. É o que acontece com a lua. A lua existe em determinados dias do mês, em outros, desaparece. Num dado momento ela é real, no outro, parece uma ilusão.

    A lua também representa o inconsciente. E é o que os nossos sonhos também o são.

    Agora, qual a verdadeira origem dessa expressão talvez não a encontremos nunca.

    bjs e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana