domingo, 5 de setembro de 2010

Animais Simbólicos.

Os animais exercem um papel importante na vida do seres humanos. E isso remonta milênios. Ou melhor, à pré-história. As próprias ilustrações nas cavernas, nos entalhes, nos dão essa dimensão. Tanto da vida prática como simbólica.


O desenho de um animal numa vestimenta, entalhado numa arma, num escudo, não tinha conotação artística. Mas uma conexão mística com aquele animal como se ao fazer uso de sua imagem, tal animal sucumbisse ao poder de seu caçador.

Na qualidade de arquétipos, representam as camadas profundas do inconsciente e do instinto.

Os animais são símbolos dos princípios e das forças cósmicas, materiais e espirituais. Os signos do zodíaco são um exemplo disso, por evocarem energias cósmicas. Há também deuses egípcios com cabeças de animais. O Espírito Santo é figurado por uma pomba...

Nos sonhos, os animais formam identificações parciais com o homem, aspectos, imagens de sua natureza complexa. Cada um dos animais corresponde a uma parte de nós mesmos, integrada ou por ser integrada no homem.

Veja o significado de alguns animais:

Águia
: representa a iluminação, o visco interior. É invocada para poderes xamânicos, para obter coragem, elevar o espírito a grandes alturas.

Aranha: representa criatividade, a teia da vida, a manifestação da magia de tecer nossos sonhos.

Cavalo: nosso poder interior, nossa liberdade de espírito. Representa também uma viagem xamânica, a força e a clarividência.

Cisne: simboliza a graça, a fidelidade, o ritmo do Universo. Ele está associado à visão do futuro e aos poderesintuitivos.

Cobra: significa transmutação, cura, regeneração, sabedoria, psiquismo e sensualidade.

Coruja: representa habilidades ocultas, o enxergar na escuridão, a vigília, a sombra e a sabedoria antiga.

Jacaré: representa instinto de sobrevivência. O inconsciente profundo, o caos que precede a criação.
Leão: simboliza o poder, a força e a majestade. Também são seus atributos coragem, saúde, liderança, segurança e auto-confiança.

Pombo: no cristianismo simboliza o Espirito Santo, a paz, a comunicação, o envio de uma mensagem.

Tigre: significa uma aproximação lenta, uma preparação cuidadosa e acima de tudo, aproveitar as oportunidades.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.
A imagem 3 veio daqui.

6 comentários:

  1. Gostaria de saber o significado das lavadeiras, certa vez elas formaram um círculo a minha volta, das formigas tbm, elas me perseguem! risos . Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Cecile!
    Gostei, mas gostei mais ainda da simbologia do cavalo, da coruja e da pomba. Eu creio no Espírito Santo, Deus da Sabedoria do discernimento, rezo pensando nesta parte do Deus trino católico.
    Bjs do sul gelado....

    ResponderExcluir
  3. Olá Lulu,

    A Libélula simboliza a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação. Dizem que está próxima das fadas pois suas asas trêmulam. Há uma história que diz que capturar uma libélula e a colocar num jarro, pode se fazer um pedido que será atendido. (dessa história eu lembro porque quando criança vi adultos fazerem mt isso mas acho que nem eles sabiam qual o significado)
    Também pode estar associada à necessidade de expressar suas esperanças, sonhos e desejos conscientemente.

    Quanto à Formiga: símbolo da comunidade perfeita, da paciência, do trabalho duro, infatigável. Para os Celtas, são servidoras aplicadas. Os budistas tibetanos fazem da formiga um símbolo de vida industriosa mas de apego excessivo aos bens deste mundo. No Talmude, ela representa a honestidade. Para os Dogons, povo que habita o Mali, interior da África oriental, elas têm um papel importante na organização do mundo.

    Ah, ainda sobre libélulas, elas têm esse nome de lavadeiras porque suas larvas são aquáticas e chamadas de ninfas. Mas na água, nessa fase, elas são carnívoras podendo se alimentar de girinos e pequeninos peixes. Já adultas... se alimentam de insetos. Adoooram mosquito. Mas não se preocupe porque elas não picam. Elas têm mandibulas, mastigam.

    Espero ter te respondido, um beijo Lulu.

    ResponderExcluir
  4. Olá Vera,
    a pomba é também um símbolo de pureza, de simplicidade, quando traz o ramo de oliveira para Noé, na arca, representa a felicidade recuperada.
    Para os pagãos, a pomba está associada à deusa Afrodite, representanto assim a realização amorosa.
    Também representa o princípio vital, a alma.

    A coruja, era a ave da deusa Atena. Uma ave noturna, relacionada com a lua, não consegue suportar a luz do sol. Pode ser vista como o símbolo do conhecimento racional, percepção da luz (lunar) por reflexo.

    Quanto aos cavalos, diz-se que eles contribuem para a busca do conhecimento ou da imortalidade.

    Um beijo, Vera, e boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Cecile, gostei da resposta. Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. QUEM E O REPRESENTANTE DESSAS OBRAS DE ARTE DA PRE HISTORIA

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana