quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Imperador e as Dríades.

Hoje tem início julho, o sétimo mês do ano. Mas nem sempre foi assim. Julho já se chamou quintilis e era o quinto mês no Calendário Romano. Assim como setembro, que era o sétimo mês, outubro o oitavo e assim por diante.

Em 46 a.C., Júlio César, então Imperador de Roma, decidiu reorganizar esse calendário. Ele não queria que o ano se iniciasse numa estação de frio, como acontecia. O calendário daquela época tinha como primeiro mês, março. O imperador passou a considerar o início do ano dois meses antes de março e assim fez o ano começar por janeiro.

Com isso, o ano 46 a.C. ficou conhecido como o Ano da Confusão pois as pessoas estavam acostumadas a ver o ano terminar em fevereiro. Os dias dos meses também foram fixados em 30 e 31 e fevereiro em 29, que a cada três anos teria 30 dias.

O Calendário Juliano, como ficou conhecido, vigorou por 1.600 anos sendo substituído pelo Gregoriano em 1582. Mas bem antes disso, em 8 d.C., o imperador Augusto fez algumas mudanças no calendário corrigindo os pequenos erros de alinhamento de dias nos anos bissextos e determinou que estes ocorressem de quatro em quatro anos. O senado romano mais tarde resolveu homenageá-lo substituindo o nome do mês sextilius para augusto.

Julho era um mês muito importante na Grécia. Era quando celebravam-se as Olimpíadas, famosas competições de atletismo, dança e música. E no Egito, comemorava-se neste mês o casamento de Ísis e Osíris.

É o mês também das dríades, que quer dizer ninfas das árvores na mitologia grega. Conta-se que cada dríade nascia junto com uma determinada árvore da qual ela exalava. Esses seres viviam nas árvores ou próximos a elas. E quando a sua árvore era cortada ou morta, a dríade também morria. Diz-se também que na tradição celta, estas ninfas emprestavam seus poderes aos druidas.

E é em julho, no calendário dos druidas, que se procura usar a energia criativa para realizar novos projetos. Dedique-se então a avaliar suas realizações e a criar projetos novos. Assim como os atletas que nas olímpiadas competem para mostrar do que são capazes e como Ísis e Osíris que se uniram para empreender um novo começo em suas vidas.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

9 comentários:

  1. Bom dia. Demorou heimmmm. Já passei aqui uma dezena de vêzes. ksskkssk E já estou atrasada para a vida ksksksksksksk
    Gente hoje vc acabou comigo ksskskskks
    Tocou no meu ponto fraco. Imperadores. O Adriano não . É fajuto.
    Amo julho e Julio César, Roma e suas histórias.
    Vou voltar para reler tudo com mais calma.
    Voaaaaaaaaaaaaaaando.
    Três horas, radio Globo, debate. Ouça.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane,
    Hoje o galo cantou mais tarde, rsrsrs.
    Também gosto de histórias de Imperadores. As paixões humanas estão sempre nelas condensadas.
    Eles foram muito amados, odiados, invejados e poderosos.
    Vou ligar o rádio, bom programa !
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oieeeeeeeeeeeeeee belezura esotérica não disse que vinha? CHEGUEI!
    Menina vc tb adora poderosos e gigantes já vi tudo, vamos nos dar muito bem rs,sr,rs,sr,sr,srr... adoroooooooooo estas histórias, no colégio só tirava notão nesta matéria que sempre me encantou desde pititinha, ameiiiiiiii o tópico de hoje, bárbaaaaroooooooooo e estes HOMÕES affffffffffffffffff JESUS ME ABANAAAAAAAAA, pelo menos nos filmens cada COXÃO rs,sr,sr,sr,sr pena que nuncaaaaaaa bate um ventinho p levantar aquela charmossa saiotinha deles rs,rs,sr,sr,sr,sr, sou curiosaaaaaaaaaa rs,rs,rs,sr,sr,rs...beijinsssssssss , estou adorando nossoos papos e p falar nisto, vc tem orkut?? Me adicione se tiver, vou amarrrrrrrrr!

    Papoula Dragão Dourado

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite Papoula!
    Que entusiasmo. Será que vc foi uma imperatriz daquele tempo? Se um dia vc fizer regressão, me conte. rsrsrs.
    Beijos e já te add.

    ResponderExcluir
  5. Olha que não havia pensado assim mas diante desta sua idéia, é bemmmmmmmm possívelllllllll rs,sr,rs,rs,sr,rs,rs mas tenho certezaaaaa que o VENTINHO não bateu e não consegui o CINEMINHA DE GRAÇA rs,rs,sr,sr,sr,sr,sr,rs...imagina eu uma imperatriz rs,rs,sr,sr,sr,sr ninguémmmmm ia me aguentarrrrrrrr e minha primeira ordem seria:para fazer parte da guarda real só os morenos, altos, sensuais e de COXÃO rs,sr,sr,sr,rs... beijinhosssssssss

    IMPERATRIZ PAPOULA

    ResponderExcluir
  6. amiga, abandonei, temporariamente, a leitura do blog mas vc me faz falta e hj como me dei folga, tou de saco cheio de tanta coisa e resolvi ficar em casa começei pelo primeiro dia do sétimo mês. Espetáculo de texto como sempre by the way. Beijos te amo.

    ResponderExcluir
  7. Teresa, fico feliz em te ver de novo.
    E também fico contente por saber que este blog te distrai, diverte.
    Uma boa noite, beijos e obrigada pelas palavras de carinho!

    ResponderExcluir
  8. Vou ter de comentar daqui porque os comentários sobre o tema dos Vampiros sumiram todos. Eu voltei para ler o que vc escreveu no meu post, que sei que vc escreveu. Depos que vc falou do Sol da Meia Noite lá fui eu olhar e descobri o que havia postado, o rascunho vazou e ela não vai mais escrever, triste né? Eu até tinha publicado o link para o texto que a Stephanie publicou como rascunho.
    Beijos já que aparentemente fomos boicotadas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Teresa,
    Os comentários estão lá no tema dos vampiros (Eclipse). Em um outro post, os comentários sumiram temporariamente. Deve ser isso. :)
    Bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana