domingo, 25 de julho de 2010

O Apóstolo Santiago.

Tiago, o Maior, era filho de Zebedeu e de Salomé, irmão mais velho do evangelista João.

Tiago era um simples pescador no mar da Galilea. Foi um dos primeiros a abandonar tudo para seguir a Jesus. Junto com ele foi seu irmão João.

Os dois irmãos, Tiago e João, possuíam uma índole forte e ardente. Num episódio narrado por Marcos, eles foram chamados por Jesus de Filhos do Trovão. Aconteceu diante do comportamento hostil dos samaritanos que negaram hospitalidade a Jesus e a seus discípulos: “Senhor, disseram eles, queres que mandemos cair fogo do céu sobre esta cidade para consumi-la?” E Jesus lhes respondeu: “Vós não sabeis de que espírito sois! O Filho do Homem não veio para perder, mas para salvar as almas.”

Era um dos discípulos mais íntimos de Jesus, junto com Pedro e João.

Sua última aparição no texto bíblico revela que foi ele o primeiro apóstolo a morrer cerca do ano 44 em Jerusalém. Conta a história que ele foi preso e decapitado por ordem de Herodes Agripa. Seu corpo fôra jogado fora da cidade para ser comido por aves e cães. Mas seus discípulos, dos quais sete eram galegos, recolheram o corpo.

Como Tiago após a morte de Jesus tinha feito peregrinações pela Europa levando os ensinamentos do Cristo, os discípulos empreenderam uma marcha em direção à Galícia confiando encontrar uma comunidade cristã e receber algum sinal que indicasse onde enterrar o apóstolo. Acabaram indo parar nas terras de uma senhora chamada Lupa onde pediram permissão para enterrar o corpo num templo pagão que havia em seus campos.

A mulher procurou iludir e atrapalhar os discípulos, até que acabou por converter-se. Os restos do apóstolo foram então enterrados nas terras de Lupa.

Muitos anos se passaram, com várias perseguições aos cristãos, invasões de vários povos na Península Ibérica, de tal forma que o culto ao apóstolo e mesmo o local de seu sepulcro foram esquecidos e perdido.

Mas em 814, um heremita de nome Pelaio, descobriu um túmulo contendo umas relíquias e estas foram logo associadaa ao apóstolo Tiago. Pois havia uma lenda que afirmava que São Tiago havia se deslocado até a Espanha para dar testemunho de Cristo. O heremita relatou o ocorrido ao Bispo Teodomiro de Iria Flavia, situada a 20 km Santiago de Compostela. O bispo mudou a sede do bispado para Compostela e ordenou a construção de uma capela. E entre os anos 1075 e 1128 foi construída a Catedral de Santiago de Compostela. Hoje é o terceiro maior centro de peregrinação do mundo. Mas entre os peregrinos não estão só os fiéis. Muitos esotéricos buscam essa caminhada para ir ao encontro do seu Eu Superior. Enquanto que esportistas apostam na beleza e aventura que o caminho proporciona.

Santiago é o patrono da Espanha. É protetor dos cavaleiros, dos peregrinos e dos caminhos. É também invocado para a prosperidade das macieiras e outras árvores de fruto contra o reumatismo.

Aproveite o dia de hoje para fazer uma caminhada em busca de reflexão interior.

5 comentários:

  1. Olá! Cecile descobri que vc foi Iniciada, assim como eu, da mesma mestre Meríades. Comentando c/ Ane sobre seu blog ela confirmou. Aproveitando a oportunidade vc teria um ritual(wicca) p/ fazer hoje. É um dia mto importante na Cabala, Lua cheia. Bjs, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cecile, desculpe a ausência. Há muitas questões no ar, especiamente as que mexem com o coração.
    Li tudinhho, só não vou postar lá nas leoninas.
    Um dia conto ´porque. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Lu.
    Que mundo pequeno! rsrs.

    Esta fase da Lua, cheia, indica sucesso e obtenção do resultado esperado para os esforços dedicados à uma determinada ideia pois ela está posicionada em completa oposição ao Sol, é uma esfera de luz.
    Especificamente nesta Lua Cheia, é provável que você tenha uma surpresa durante o seu período. Pode ser que uma mudança inesperada altere a situação fazendo com que as opiniões se voltem a seu favor.
    Um ritual... esta Lua está em aquário, signo Ar... Pegue um incenso e o coloque ao ar livre. Mentalize aquilo que quer alcançar e fique olhando a fumaça que se eleva. Imagine que seus desejos e intenções estão indo em direção aos reinos celestiais. Abra os braços, sinto o vento (mesmo que seja uma leve brisa) e repita:
    “Que o Grande (a) Deus (a) me conceda a leveza do elemento ar, me dando a graça de dançar com os silfos”.
    Faça esse ritual por sete dias para que consiga harmonia com os aspectos mais sutis do seu interior. Esse é um ritual em que se comunga com o elemento Ar. A frase, você mesma pode alterar para aquela que se aproximar mais das suas intenções, ou do seu credo.
    Boa sorte e bom ritual!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Eliane!
    Pois é, o elemento é AR. Você disse tudo!
    Eu também estive ausente.
    Já já nos vemos, rsrsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Obs:
    Os rituais que eu sugiro são para que se comungue com o Universo, a Natureza e o Ser espiritual que existe dentro de cada um de nós. E para que tudo flua na direção que responda pela lei maior, a do amor. Se não fluir na direção que você deseja, aceite. Não era para ser.
    Acredite nisso!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana