segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nêmesis, a Deusa do Destino.

Hoje é o primeiro dia do Festival de Nêmesis. A deusa grega encarregada do destino.

Era também chamada de deusa da Retribuição. Era ela quem distribuía a sorte e a justiça uniformemente.

Nêmesis castigava com severidade todos cuja inteligência encontrava-se perdida pela arrogância e pelo orgulho. Assim como perseguia aqueles que gozavam de uma excessiva felicidade.

Como era uma criatura da noite, era responsável pelas Fúrias. As Fúrias eram três deusas vingativas que faziam o transporte das almas dos pecadores mortos para o Tártaro, região em que se aplicavam os castigos no mundo inferior.

Segundo a mitologia, para fugir das investidas de Zeus, Nêmesis se metamorfoseou em gansa. O deus se transformou em cisne e a ela seu uniu. Dessa conjunção, Nêmesis pôs um ovo e o escondeu num bosque sagrado. Um pastor o encontrou e o deu à Leda. Guardado num cesto, a seu devido tempo, nasceu Helena, a mulher de beleza fabulosa e por quem heróis e reis lutavam e guerras eram travadas.

Nêmesis também se tornou uma deusa dos esportes. Em Roma, era homenageada nas pistas de corridas.

O nome Nêmesis significa distribuir, dividir, tomar, receber legalmente. Os atributos dessa Deusa eram um ramo de macieira, rédeas, um chicote, uma espada e uma balança.

Hoje é um dia propício para mentalizar a resolução de qualquer problema. Um incenso de ópio e um novelo de lã já fazem um ritual. Após acender o incenso, vá enrolando em seus dedos a lã e pedindo à deusa que desembarace a parte da sua vida que está confusa. Peça a ela para mostrar-lhe a solução. Ao terminar de enrolar, a guarde próxima ao incenso. Repita esse ritual por três dias que é o tempo de duração do Festival. A intenção é que Nêmesis desembarace a sua vida. Boa sorte!


A imagem veio daqui.

4 comentários:

  1. Bom dia Cecile das deusas. Aliás, uma deusa da bondade.
    Perdoe-me a ausência, mas estes dias e os próximos até a semana que vem serão instáveis e desafiadores.
    Que os deuses desta semana e da próxima estejam povoando a minha vida.
    um beijo e Agosto não termina heim...

    ResponderExcluir
  2. OLá Cecile!
    ....Que esta deusa Nêmesis nos proteja, nos ampare e se ela distribui, divide, toma, recebe legalmente.Que distribua inteligência para os nossos atos.Divida nossas tristeza em pequeninas porções, ou em doses homeopáticas.Tome a nossas dificuldades e e as solucione ou nos de lucidez para resolvê-las. E que recebamos tudo o que de bom a Vida ainda vai nos oferecer.

    ResponderExcluir
  3. Alouuuuuuuuuu queridasssssss, não falem mal de agôsto pq esta belezura que vos fala e enfeita a vida de vcs NASCEU NELE,não se esqueçam rs,rs,sr,sr,sr,sr,sr, VIRGIANÍSSIMAAAAAAAAA!

    Que esta linda DEUSA nos ajude nas nossas dificuldades físicas, pessoais e que nos ajude a tornar nossas vidas mais alegres e suaves, lindo dia, linda semana para todas , mil bitoquinhassssssss

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!!!!

    Eliane, que as Deusas iluminem seu caminho e daqueles que estiverem contigo para que nos momentos mais difíceis, juntos vcs possam superá-los. Conte conosco também!

    Vera, acho que um dos papéis de uma deusa ou de um deus é eles sempre nos inspirarem com seus exemplos e aspectos, mas os positivos, rsrs.

    Rosana, agosto tem nome divino, augusto, daqueles que estão próximos do mais Alto. vc está abençoadérrima.

    A todas, quero dizer que adorei as preces, lindas! Pois então, que esta Deusa do Destino vos atenda! E que assim seja uma semana maravilhosa para todas!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana