domingo, 15 de agosto de 2010

Hécate, a Deusa Negra.

É a Deusa da Morte e do Renascimento. Também chamada de Deusa grega das Horas Escuras.

Era o terceiro aspecto da Lua, A Anciã, reverenciada como a Patrona da Sabedoria. Um de seus símbolos era o caldeirão. E os festivais em sua homenagem aconteciam à noite sob a luz de tochas. Era uma deusa que conhecia os caminhos no reino dos espíritos.

Considerada uma das divindades mais importantes do mundo dos mortos. Poderosa tanto no Céu quanto na Terra, concedia aos homens riqueza, sabedoria e vitória de acordo com o seu humor.

Filha de Zeus e de Hera, roubou um pote de ruge de sua mãe para dá-lo à Europa. Hera, furiosa, correu atrás dela mas Hécate fugiu para a Terra e refugiou-se na casa de uma mulher que acabara de dar à luz.

Por causa desse contato, Hécate ficara impura. E para limpá-la, Kabiri, o Deus de Mistérios, levou-a ao mundo de Hades e a mergulhou no Rio Aqueronte, de onde não mais saiu.

No entanto, costumava viajar com sua matilha de cães sagrados podendo ser vista por mortais nas encruzilhadas da vida.

Como Hécate amava lugares escuros e remotos, era chamada de “A Distante”, protetora de locais inóspitos. Simbolicamente era representada com 3 rostos indicando sua habilidade em adivinhar e compreender os mistérios do passado, presente e futuro; nascimento, vida e morte; céu, terra e mundo dos mortos.

Essa deusa tem o poder de olhar para três direções ao mesmo tempo. Principalmente quando algo do passado torna difícil fazer fluir o presente, ela nos faz visualizar o que precisa ser revisto, revivido e então afastado definitivamente. Como se varrêssemos para longe toda essa influência do passado.

Essa varredura não irá mudar o passado, mas fará você entender que precisa viver e fazer tudo que puder no presente. Pois o futuro cuidará de si mesmo.
A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Oi queridoca. Me dei férias neste finde. Volto amanhão para comentar tudinho.
    Hoje fechei pra balanço. rssrrssrsr

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliane, td bem?
    Férias, vai voltar renovada, rsrsrs.
    Bom finalzinho de domingo e até amanhã. Bjs!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana