sábado, 28 de agosto de 2010

Ganesha, Deus dos Obstáculos.

É um dos Deuses mais populares da Índia. Essa divindade com cabeça de elefante, é conhecida por sua capacidade de transpor qualquer obstáculo.

Ganesha é o símbolo da abundância e do conhecimento sagrado. É também aquele que traz a alegria para as famílias.

É o primeiro filho de Shiva, matéria, e Parvati, energia. Conta a lenda que quando eles se encontraram, nasceram Ganesha, o som, e Skanda, a luz.

Mas em outra versão, Parvati teria concebido sozinha Ganesha. Shiva estava no Himalaia meditando enquanto a esposa moldou o filho a partir do barro para que lhe servisse como guardião.

Um dia Parvati pediu à Ganesha que não deixasse ninguém entrar no palácio enquanto ela tomava banho. Só que Shiva chegou mas, apesar de serem pai e filho, ambos não se conheciam. Ganesha bloqueou a entrada de Shiva e eles travaram uma luta. Ganesha derrotou todos os demônios do pai e mais uns outros. Shiva então o decapitou findando a luta.

Quando Parvati descobre ameaça explodir o mundo e Shiva sai em busca de uma cabeça. Promete trazer a cabeça do primeiro ser que encontrasse dormindo que não fosse para o norte. E encontra um elefante.

A colocou então no menino e o ressuscitou. O reconheceu como seu filho lhe dando o nome de Ganesha, que significa o Senhor dos Exércitos.

Ganesha abre os caminhos, afasta os obstáculos. É invocado sempre quando se vai iniciar um empreendimento ou iniciar uma viagem, um casamento e até mesmo a construção de uma casa.

Também é conhecido como destruidor da vaidade, do egoísmo e do orgulho. Possui 4 braços: mente, intelecto, ego e consciência condicionada. É o símbolo daquele que descobriu a divindade dentro de si mesmo.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Querrrrrrrrrrrrrrrrrridaaaaaaaaaaa cheguei!
    Conheci Ganesha naquela novela das oito. Muito legal aquela história. Agora, estes detalhes só encontro mesmo na Agenda Esotérica.
    Destruidor da vaidade, do orgulho e do egoísmo. Bom saber.
    Viva Lord Ganesha.
    Bom finde. Beijos no lindo Robinho. Adoro este apelido. É Fernando não é? Mas pra mim será sempre o lindo Robinho, um novo lorde.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane!

    A história de ganesha... é uma história forte. Gana, significa demônio / exército, e Isha, Senhor. Ele derrotou o exército formado por demônios de Shiva. Mas era uma criança. Enfim... esses mitos antigos existem para nos ensinarem alguma coisa. Nos explicarem a criação. Mas as histórias de ganesha, são muitas... aos poucos vou postando.

    O Robinho, quando ele pediu uma camisa da seleção ele disse que queria com o nome Robinho. Agora, ele é o negativo do robinho, rsrsrs. Louro de olho azul, rsrsrs.

    Beijos e bom findi pra ti também!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana