quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Festival da Vinália.

Hoje é dia de um festival romano chamado Vinália, realizado em agradecimento à deusa Vênus pela boa colheita das uvas.

Vênus é a deusa do Amor, mas é também o nome de uma variedade de uva sem sementes, de sabor aframboesado, que chega a ter dois ciclos anuais, diferente das outras uvas.

No Mundo Antigo, a videira era considerada uma árvore sagrada. O vinho então, uma bebida divina. Baco era o Deus do Vinho, Dionísio na mitologia grega.

O vinho era chamado de “portador da alegria” e não podia ser usado em celebrações à deuses infernais, relativos aos mortos ou ao submundo, pois era uma alegre bebida dos vivos. Mnemosine, deusa da Memória, e suas filhas, as Musas, ninfas das ciências e das artes, também estavam proibidas de tomar esta bebida pois ela perturba a memória.

Para os cristãos o vinho simboliza o sangue de Cristo na Sagrada Comunhão. Em uma passagem bíblica Jesus diz: “Eu sou a verdadeira videira”. E se você reparar na decoração das igrejas lá estará uma videira pintada nas paredes ou nos desenhos dos vitrais. A começar pela alegoria de Adão e Eva.

Para os Sumérios, povo que habitou a baixa Mesopotâmia, o signo que representava a vida era uma folha de videira.

Sonhar com vinho tem conotação Superior, divina. Representa um bem cultural em relação a uma vida interior positiva. O vinho nos leva à liberdade. A alma experimenta a transformação do que é terrestre e vegetal em algo livre de todos os laços.

Aproveite hoje, que é um dia especial para esta bebida considerada um milagre da vida e faça um brinde. De preferência, inspirado pela Deusa do Amor.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

3 comentários:

  1. Agora sim!!!! Estamos falando da deusa do amor, aquela que rege meu signo e aquela que me inspirou para colocar o nome na minha linda kinkin. Kinsey em japonês quer dizer Venus. Hime, princesa.
    Venus é o próprio milagre. Um brinde!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane!
    Que lindos nomes, Kinsey e Hime!
    Deusa Vênus, bingo!!! rsrsrs. Essa é do bem, não é, rsrsrs. Na Idade Média, esse planeta, tinha até o nome de "o pequeno benéfico". Na astrologia, encarna o sentimento, o amor, a simpatia, a harmonia e a doçura. É o astro das artes, do prazer e do divertimento. Rege os taurinos e librianos. :)

    Tim tim!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana