segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Espiritismo e Ecologia.

Na primeira leitura pode parecer estranho ouvir falar dessa dupla: Espiritismo e Ecologia. Mas não se engane, uma está relacionada a outra.

A natureza e o homem sempre foram parceiros na história da humanidade. Mas oposto do que existe hoje, o homem temia desafiar o meio ambiente no passado. E esse temor nada tinha a ver com o instinto de preservação do planeta.

Civilizações mais antigas, por exemplo, acreditavam que os espíritos que viviam nas árvores e nas pedras tinham que ser venerados para evitar que se revoltassem contra os humanos. Acreditava-se que as pessoas não tinham muito controle sobre o meio ambiente e por isso deveriam reverenciá-lo.

Hoje é o contrário. O meio ambiente é que deve temer a ação do espírito humano. Está nas nossas mãos o futuro dele. Por isso a necessidade de criarmos uma consciência ecológica e de amor ao próximo. Precisamos poupar ao máximo recursos naturais hoje para que as futuras gerações também possam usufruir.

No Espiritismo encontramos considerações focadas na preservação do meio ambiente pois é uma doutrina filosófica de cunho científico e de consequências morais.

Há uma citação no Livro dos Espíritos, sobre a Lei da Conservação, quando Kardec pergunta sobre o porque da terra nem sempre produzir bastante para fornecer ao homem o necessário. E os espíritos lhe respondem: “(...) A Terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se. Se o que ela produz não lhe basta a todas as necessidades, é que ele a emprega no supérfluo o que poderia ser empregado no necessário”.

A citação nos chama a atenção para o consumo consciente. Uma atitude que prega o desapego da matéria e a consciência de que devemos poupar para as futuras gerações.

Já que somos a maior nação espírita do mundo e temos um dos biomas mais importantes do planeta, temos que fazer a nossa parte. Se você quiser saber mais sobre esse tema, nesta sexta feira, dia 13 de agosto, vai acontecer uma palestra na Tijuca/RJ ministrada pelo jornalista e apresentador de TV André Trigueiro. Para assistir a esta palestra, cujo título é Ecologia e Espiritismo, é necessário fazer reserva antes. Confira aqui os contatos.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Bom dia. Cá estou eu pronta para riscos. Não sabia que o Trigueiros entendia destes assuntos.
    Vivendo, lendo e aprendendo.
    Hoje estou meia pra lá, e pra cá.
    Precisando das forças da natureza.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane!
    André Trigueiro costuma dar palestras até em centros espíritas falando sobre a ligação do espiritismo com ecologia. Eu já assisti uma palestra dele, mas sobre sustentabilidade. Muito boa.

    Meio pra lá e meio para cá... Você sabe que a árvore do bambu é uma das mais resistentes que existe. Ela balança para um lado, para o outro, mas não tomba. E assim vai ao sabor do vento até se equilibrar ou até o vento cessar.

    Hoje é dia dos Meninos Verdes. No folclore, são pequenas criaturinhas com corpinho de criança e cabecinha de folha. Dizem que trazem muita sorte. Se você puder pegue nove folhas de plantas ou árvores e desenhe nelas carinhas de criança. Cole elas numa folha de papel e deixe esta folha na sua porta por três dias. Acredita-se que esses meninos irão ficar tão felizes com esta homenagem que lhe trarão sorte e alegria.

    É uma força de alegria da natureza. Espero que ajude-a a encontrar seu equilíbrio.

    Beijos.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana