terça-feira, 17 de agosto de 2010

Diana, a Deusa Caçadora.

Deusa romana dos bosques, das florestas e da lua. Também conhecida como deusa da Caça ou deusa Pura pois era padroeira da virgindade.

A origem de seu nome vem de Diviana que significa “a que brilha”.

Filha de Júpiter e de Latona, é irmã gêmea de Apolo. Como nascera um pouco antes do irmão, foi testemunha das dores do parto de sua mãe. Concebera tal aversão que obteve permissão do pai para não se casar a fim de permanecer sempre casta.

Júpiter então, forneceu-lhe um séquito de 60 oceânidas e 20 ninfas que, como ela renunciaram ao casamento. E também lhe deu arco e flechas para a fazer rainha dos bosques.

Na mais famosa de suas aventuras transformou o caçador Acteão num cervo e depois ordenou que seus cães o devorassem. Acteão a tinha visto nua tomando banho.

No Centro de Éfeso, na Ásia Menor, havia um enorme templo dedicado à Diana, com centenas de sacerdotisas virgens. Elas praticavam além da abstinência sexual, magia e acreditavam na superioridade feminina. Esse templo foi considerado uma das 7 maravilhas do mundo antigo.

Na Bíblia há um episódio chamado "Tumulto em Éfeso" que relata a idolatria à Diana. São Paulo Apóstolo chegou à Éfeso e começou a pregar. Muitos abraçaram a fé cristã e passaram a confessar suas práticas de magia. Traziam livros e os queimavam à vista de todos. Os fabricantes de ídolos da deusa se amotinaram contra São Paulo e de repente houve como que uma revolução na cidade. O povo se levantou contra o apóstolo gritando “Grande é a Diana dos Efésios!”

Com um perfil severo, cruel e até vingativo, o recado que Diana nos passa é para não sermos impetuosos pois podemos destruir nossos desejos. Evitar ações ousadas e assumir um comportamento ameaçador. Em vez disso, adotar uma abordagem mais fria e sofisticada.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

6 comentários:

  1. As vêzes temo suas deusas.
    gostei de saber que Apolo tinha irmã gêmea e mais ainda que era filha de Jupiter.
    Jupiter não é nome de um planeta de expansão?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cecile!
    Gostei muito de saber sobre a Deusa caçadora - Diana_
    Lembrei de um tio meu que tinha na minha cidade e na região uma cadeia de farmácias com o nome DIANA.Ele usava como música para o comercial a cantada pelo Jerri Adriani que começa assim:
    "Não se esqueça meu amor
    Que quem mais te amou fui eu.......
    Que fazia muito sucesso...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliane,
    Essa Diana era realmente cruel e vingativa. Também teria medo dela, rsrsrs.

    E Júpiter tem esse lado expansivo mesmo. Os astrólogos dizem que num mapa ele traz grande sorte e fortuna para a pessoa. A sua influência expande o efeito de todas as coisas que você entrar em contato.

    Bjs e boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Olá Vera,
    O nome dessa música é Diana mesmo:
    “Não se esqueça meu amor / Que quem mais te amou fui eu / Sempre foi o teu calor / Que minha alma aqueceu / E num sonho para dois / Viveremos a cantar / A cantar o amor Diana...”

    Deve ter sido inspirada nesta Deusa, pois Diana se apaixonou pelo pastor Endimión, a quem volta e meia beijava enquanto ele dormia. Endimión era neto de Júpiter e tinha conseguido ganhar o sonho eterno. E por isso vivia sempre jovem, sem envelhecer nem morrer, mas dormindo em uma gruta. Foi um amor platônico de Diana.
    E Diana, quando não estava caçando, estava em festas com muita música. É, essa música é pura Diana, rsrsrs.

    Beijo e boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Talvez, mas é mais provável que seja atriz da novela das 7

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana