quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Deus Odin e as Runas.

Hoje é o dia da auto-imolação do deus nórdico Odin para alcançar os segredos das Runas.

Odin é o Deus supremo do panteão nórdico. Tinha muitos nomes como por exemplo “pai dos deuses”, Deus das Batalhas e dos Mortos, da Magia e da Poesia. Era ele quem inspirava coragem e ousadia nos guerreiros vikings nos campos de batalha.

Segundo a mitologia, as pedras rúnicas foram encontradas por Odin, que não mediu esforços para conseguir obter a verdadeira sabedoria que nelas continha.

Procurou Mimir, o mais sábio dos deuses, e propôs a ele uma troca. Odin daria um de seus olhos à Mimir se este lhe permitisse beber da água do poço que ficava abaixo da árvore cósmica. Então, durante nove dias e nove noites, Odin ficou suspenso pela Árvore do Mundo em sacrifício ao seu objetivo.

Odin divulgou entre seu povo as Runas como símbolos de sabedoria e conhecimento de todos os mistérios dos deuses e dos homens.

O significado da palavra “runa” é segredo. É um antigo alfabeto de origem nórdica e germânica usado tanto para a comunicação do dia-a-dia quanto para propósitos místicos e proféticos.

Diferentes versões desse alfabeto foram adotadas no norte da Europa em várias épocas e lugares. Mas desapareceram por volta do século XV com a expansão do cristianismo e o declínio das crenças e práticas pagãs.

No final do século XIX, ocultistas alemães as retomaram e desenvolveram estudos que posteriormente foram adotados pelos nazistas. Hoje, as Runas são usadas para magia e adivinhação.

Aproveite este dia para experimentar e conhecer este oráculo sagrado. Confira aqui um link de Runas.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

6 comentários:

  1. Bom dia querida, estou chegando a conclusão que há mais deuses por aí, do que simples mortais.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eliane, há muitos deuses, não.

    Mas este Deus em especial, ele nos mostra que até um Deus está sujeito à fatalidade pois assim como a natureza, que é onipotente para produzir a vida, é impotente para impedir a morte.

    Odin é morto por um gigante do gelo, ou algo assim.

    Beijo e boa quarta, dia de Odin, para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele morto por fenrir durante o ragnarok (crepusculo dos deuses) fenrir é um lobo gigante e é filho de loki

      Excluir
  3. Parece que ninguém detém a morte.
    Ótima tarde.

    ResponderExcluir
  4. Olá Cecile!
    Ouvi dizer que as runas não fazem previsões, elas dizem a evolução positiva ou negativa de alguma situação.As pessoa que sabem interpretá-las usam tb outros simbolos para fazer previsões assim como cristais, tarô,búzios para a previsão ou determinação de um fato, e que um complementa o outro.... Que as runas e todos os outros símbolos conspirem a favor da nossa VIDA.
    Bjs
    Vera

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Vera!
    A função dos oráculos era justamente estabelecer um meio de comunicação entre os mortais e os deuses. E muitas vezes o que eles diziam tinha duplo sentido. Saber interpretá-los era tudo. Acho que usando vários meios de "conexão" o recado divino se completa sem deixar dúvidas, rsrs. Um complementa o outro, bem lembrado!
    beijos e boa quinta!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana