terça-feira, 10 de agosto de 2010

Cruz Ansada.

Ninguém sabe exatamente quando surgiu a Cruz Ansada, originalmente chamada de Ankh. Mas tudo indica que tenha sido na Quinta Dinastia dos faraós.

É a cruz mais antiga do Egito. Símbolo de toda a vida, da imortalidade, tanto divina quanto humana e representava a chave do conhecimento dos mistérios e da sabedoria oculta.

Essa cruz estava relacionada a dois elementos que os egípcios acreditavam serem essenciais à vida: o ar e a água.

A cruz é um símbolo universal do relacionamento existente entre o mundo material e a realidade interior, espiritual e cósmica.

Nas pinturas e gravuras, os deuses estão sempre segurando uma Cruz Ansada e direcionando ela para faraós ou rainhas, conferindo-lhes vida eterna por intermédio do ar.

Também significa o centro, de onde se derramam as qualidades divinas e os elixires da imortalidade.

A cruz de Ankh, é o símbolo de um nó mágico. É o nó de Ísis, deusa egípcia, uma espécie de cordão que envolve os braços e o anel da cruz.

A imagem 1 veio daqui.

5 comentários:

  1. Bom dia Cecile, bom estar aqui sempre aprendendo. Perdoe-me pelas economias nas palavras. Mas ainda estou me refazendo e me levantando.
    Um bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Eliane,
    Bom ter você aqui também nessa vida cheia de mistérios a desvendar, rsrsrs.
    Beijos e um bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cecile!
    Gostaria que soubesses que leio sempre o seu blog e as suas postagens. Nem sempre comento,pq tenho pouco conhecimento sobre esses assuntos, porém acho tudo muito interessante e intrigante.
    Bjs
    Vera

    ResponderExcluir
  4. Olá Vera!
    A história do mundo, da natureza e da vida humana parece ser infinda, assim como se apresenta o universo que nos cerca. Acho que por isso nos prende e fascina.
    Bom saber que tens gostado das postagens.
    Beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Olá Vera,
    para desvendar os mistérios da vida com mais objetividade e sabedoria basta abrir as escrituras sagradas presente na Bíblia Sagrada.
    Espero ter te ajudado...
    Fique com a Paz de Jesus,
    Anderson.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana