sábado, 21 de agosto de 2010

Consuália, Festa da Colheita.

Hoje é dia do Festival da Colheita, chamado de Consuália. Era realizado todos os anos pelos antigos romanos para celebrar a estocagem da nova safra.

Quem regia este Festival era Consus, o Deus do Armazenamento. E o seu templo ficava numa caverna subterrânea.

Durante o ano todo esse santuário ficava coberto com terra que só era retirada no dia de hoje.

O altar de Consus ficava no chamado Circo Maximo. Flâmine Quirinal, um sacerdote, era quem retirava a terra e oferecia ao Deus um sacrifício. Seguiam-se então as oferendas das primeiras frutas colhidas. E as Vestais, sacerdotisas, também ofereciam grinaldas de muitas flores à Consus.

Depois, tinha início as famosas corridas de cavalos.

Como o Deus Marte era protetor da colheita, também era homenageado no festival. Assim como os deuses Lares, que eram cultuados dentro das casas e protegiam a família.

Hoje é um bom dia para avaliar a sua “colheita”. Afinal, já estamos no mês oito. O que foi que você plantou e o que está colhendo agora. Quais as suas expectativas? Suas metas estão cumprindo o caminho desejado? Medite sobre o que é possível ser feito para erradicar as ervas daninhas que atrasam a sua colheita e aproveite para fortificar aquelas mudinhas chamadas de esperança. Mas celebre os frutos maduros já colhidos e agradeça a todos os deuses e deusas por eles.

A imagem 1 veio daqui.

2 comentários:

  1. Olá Cecile!
    Muito mais a agradecer do que pedir. Muito mais cultivar do extrair. Muito mais selecionar (ervas daninhas, egoísmos exclusões) e dar espaço para que floresçam e dêem frutos todas as ações de bondade, compreensão, compaixão para com os outros.Atenção e carinho para todos os que nos cercam. Hoje é dia da COLHEITA do Bem. Que ela seja farta.
    Tenha uma próspera colheita e um lindo domingo.
    Vera do sulll dando adeus ao inverno e chamando pela Primavera.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera!
    Gostei do termo "colheita do bem".
    E digo amém para as suas palavras, o mundo ainda está precisando dessas ações fraternas.
    Um domingo e uma colheita prósperos para ti também!
    Beijos.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana