quinta-feira, 20 de agosto de 2020

São Bernardo de Claraval


São Bernardo de Claraval, foi um religioso de muitas qualidades. Defendeu os
direitos da igreja contra abusos de reis, aconselhou Papas e também reis, inspirou vocações religiosas e fez progredir a ordem na qual escolheu como missão de sua vida.
Nasceu em 1090, na região de Borgonha, França, e desde criança sua sabedoria e inteligência se faziam notar. Era o terceiro dos sete irmãos e o único que queria seguir uma vida religiosa. Com 22 anos ingressou no mosteiro da Ordem de Cister (ordem católica beneditina reformada), recém fundada, que contava apenas com 20 membros.
São Bernardo, apesar de sua profunda modéstia e humildade, convenceu pai, irmãos, primos, tios e amigos para também fazerem parte da Ordem. Ao todo, arregimentou 30 pessoas para seguirem seus passos como cistercienses.
Em 1115, com apenas 25 anos, Bernardo foi enviado para a Abadia de Claraval (vale claro) para ser o seu primeiro abade. Seu dom da oratória e o seu carisma, fez a Abadia ser conhecida em toda a França. E seu mosteiro chegou a ter 700 monges.
Ao longo de sua vida, fundou mais de 70 casas cistercienses na França e em vários países da Europa, participou de vários concílios, exercendo grande influência nos assuntos da Igreja e também foi chamado para pregar a segunda cruzada. Ficou conhecido como Pai dos fiéis, Coluna da Igreja, Apoio da Santa Sé e Anjo Tutela do Povo de Deus.
São Bernardo faleceu no dia 20 de agosto de 1153, aos 63 anos de idade.
Foi canonizado em junho de 1174, pelo Papa Alexandre III, e declarado Doutor da Igreja, por suas pregações e obras escritas, pelo Papa Pio VIII, em 1830.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana