domingo, 9 de agosto de 2020

Santa Teresa Benedita da Cruz

Edith Theresa Hedwig Stein foi canonizada como Santa Teresa Benedita da Cruz. Nasceu em Breslávia, na Alemanha, em 1891, numa família judia. Era a caçula de 11 irmãos. 

Na adolescência, Edith passou por uma crise de fé, se tornou agnóstica e parou de estudar por alguns anos. Mas após retornar seus estudos, conseguiu entrar para a universidade onde cursou história, filosofia e psicologia.

Quando a Primeira Guerra Mundial começou, trabalhou como voluntária sendo enfermeira da Cruz Vermelha alemã. Mas isso não a impediu de terminar seu doutorado. Sua tese “Sobre o problema da empatia”, foi publicada em 1917.

Em 1920, passou por outra crise interna e desta vez, encontrou o que considerou a verdade. Ao ler o “Livro da Vida”, de Santa Teresa de Ávila, se identificou com ela dizendo a si mesma: é esta a verdade. Edith Stein se converteu ao catolicismo no dia primeiro de janeiro, de 1922, se tornando um freira Carmelita Descalça.

Mesmo tendo doutorado e diversos livros publicados, Edith não era aceita nas universidades para dar aulas pelo simples fato de ser mulher. Mas era chamada para dar palestras e participou de  conferências internacionais na Alemanha e Suíça.

Em 1932, Edith finalmente conseguiu um cargo como docente, no Instituto Alemão de Pedagogia Científica. Só que no ano seguinte Hitler scendeu ao poder e proibiu que judeus ocupassem cargos públicos. Demitida e impedida até de continuar a dar palestras, Edith decidiu entrar para o Mosteiro das Carmelitas de Colônia. Cinco anos depois, fez os votos definitivos passando a se chamar Teresa Benedita da Cruz.

O cerco aos judeus começou a se intensificar e Edith resolveu fugir para a Holanda se abrigando no Carmelo de Echt. Sua irmã, Rosa, já já havia se refugiado no mosteiro. Em 1941, dois de seus irmãos, uma cunhada e uma sobrinha foram deportados para um campo de concentração e mortos. No ano seguinte, foi a vez de Edith e Rosa serem presas pela polícia nazista, a Gestapo, e enviadas para um campo de concentração. Foram mortas no dia 9 de agosto de 1942. Edith contava com 50 anos de idade.

Em 11 de outubro, de 1998, Edith canonizada pelo Papa João Paulo II que a chamou de “Ilustre filha de Israel” . Em 1918, ao término de uma Audiência Geral, no Vaticano,  Papa Francisco a recordou como “Mulher de diálogo e de esperança”. Santa Teresa Benedita da Cruz é também copadroeira da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana