sexta-feira, 7 de agosto de 2020

São Caetano de Thienne

São Caetano foi um sacerdote católico italiano, conhecido como Santo da Providência, patrono do pão e do trabalho. Nasceu em Vicenza, em outubro de 1480. Seu pai faleceu quando ele ainda era muito pequeno e, sua mãe, o educou na fé cristã.


Em Pádua, São Caetano estudou direito civil e canônico. Depois de formado, trabalhou como diplomata para o Papa Júlio II, em 1506, em Roma. Dez anos mais tarde, tornou-se sacerdote. Tinha 36 anos quando celebrou sua primeira missa na Basílica de Santa Maria Maior. Nessa época, ele contou que teve um sonho com Nossa Senhora. Ela apareceu-lhe e colocou em seus braços o Menino Jesus.


São Caetano se preocupava mais com a cura espiritual do que com as doenças do corpo físico. Acreditava que estas, tinham uma causa que estava além da matéria. Fundou um asilo para idosos e hospital para enfermos, principalmente para aqueles que tinham doenças incuráveis e estavam desenganados. Ainda em vida, era chamado de “padre santo”.


Quando o Papa Júlio II morreu, em 1523, São Caetano fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, ou Clérigos Regulares, junto com Bonifácio Colli, Paulo Consiglieri e João Pedro Carafa, bispo de Chieti (Theates), à época. Eles desejavam uma reforma religiosa cujo objetivo era renovar o espírito e a essência missionária dos sacerdotes. Como regra, não deviam possuir nada e nem pedir nada. As ofertas dos fiéis teriam que ser espontâneas. Eram chamados de Teatinos, por causa do nome da cidade de Theates. Mais tarde, o bispo de Theates se tornou o Papa Paulo IV, vindo a ser um dos grandes reformadores da Igreja.


São Caetano de Thienne, também ficou conhecido como pacificador dos tumultos populares. Morreu de fadiga, no dia 7 de agosto de 1547, em Nápoles. Foi canonizado em 1671, pelo Papa Clemente X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana