sábado, 1 de agosto de 2020

Santo Afonso Maria de Ligório


Afonso Maria de Ligório foi um bispo católico cuja maior contribuição foi no campo da teologia moral. Afonso nasceu em 27 de setembro, de 1696, em Marianella, Reino de Nápoles, parte sul da península itálica. 

Aos 12 anos, Afonso entrou para a faculdade de direito, se formando quatro anos depois. Fez doutorado nos direitos civil e canônico. Mas não se sentia feliz advogando. Seu desejo era assegurar a salvação de sua alma. Depois de 8 anos, finalmente abandonou a carreira de advogado e decidiu se tornar noviço no Oratório de São Filipe Néri. Sua intenção era ser padre. A família tentou dissuadi-lo mas ele estava determinado. 

Foi ordenado padre aos 26 anos. Passou a cuidar dos jovens mendigos e marginalizados de Nápoles. Os ajudava incentivando-os a buscarem um propósito na vida. Criou as “Capelas Noturnas”, que eram gerenciadas pelos próprios mendigos. Rapidamente, essas capelas viraram centros de oração, pregação, atividades comunitárias e educação. Quando faleceu, em 1787, já existiam 72 funcionando com mais de dez mil participantes ativos. 

No ano 1732, Afonso fundou a “Congregação do Santíssimo Redentor”, com o objetivo de ensinar e pregar nas favelas das cidades maiores e em regiões empobrecidas. Trinta anos mais tarde, em 1762, Afonso foi consagrado bispo de Santa Ágata dos Godos. Durante seu episcopado escreveu sermões, livros e artigos que encorajavam a devoção ao Santíssimo Sacramento e à Virgem Maria. 

Afonso recebeu a permissão de se aposentar no ano 1775. Foi viver em Pagani, Reino de Nápoles, numa comunidade redentorista e morreu em 1 de agosto de 1787, aos 90 anos de idade.  Foi beatificado, em 1816, pelo Papa Pio VII e canonizado, em 1839, pelo Paga Gregório XVI. Em 1950, o Papa Pio XII, declarou-o santo padroeiro dos confessores e moralistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana