quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os Capacetes Azuis da ONU.

As forças de manutenção da paz das Nações Unidas, conhecida como Capacetes azuis, são forças militares multinacionais instituídas pela Organização das Nações Unidas. Criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, têm como objetivo atuar em zonas de conflito armado.

Os seus participantes são conhecidos como boinas azuis ou capacetes azuis pois utilizam como cobertura boinas e capacetes na cor da bandeira da ONU, azul.

As missões dessas forças militares estão relacionadas com o monitoramento de cessar-fogos, supervisionamento de retirada de tropas entre outras possibilidades.

Em 29 de setembro de 1988, as Forças de Paz das Nações Unidas ganhou o Nobel da Paz. No evento de entrega do prêmio, o diretor do Comitê do Nobel, à época, disse em seu discurso:  

“A entrega do Nobel da Paz às Forças de Paz das Nações Unidas, infelizmente para nós, é um lembrete de que a paz não é uma coisa fácil aqui no nosso mundo.
A paz tem que ser protegida ativamente e esta proteção tem o seu preço.

Setecentos e trinta e três jovens sacrificaram suas vidas a serviços do tipo específico de preservação da paz que está sendo considerado aqui!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana