sábado, 16 de fevereiro de 2013

Santo Onésimo.

Hoje é dia de Santo Onésimo de Bizâncio. Ele foi um escravo romano, cujo senhor se chamava Filémon, e que viveu nas primeiras décadas de nossa Era. Supostamente, após ter cometido um roubo contra seu dono, fugiu para escapar da punição e acabou chegando no mesmo lugar onde Paulo estava aprisionado. Ao ouvir a pregação do Apóstolo, Onésimo se converteu ao cristianismo. Paulo por sua vez, escreveu uma carta à Filémon reconciliando os dois e que hoje é parte do Novo Testamento, com o nome de Epístola a Filémon. 

“Rogo-te por meu filho Onésimo, que eu gerei nas minhas prisões, o qual outrora te foi inútil, mas agora é útil a ti e a mim; e eu to envio a ele que é meu próprio coração. Eu quisera tê-lo perto de mim, para que me servisse em teu lugar nas prisões do Evangelho, mas nada quis fazer sem a tua aprovação, para que o teu benefício não fosse como por necessidade, mas da tua livre vontade. Talvez por isso ele se apartasse de ti por algum tempo, para que tu o recuperasses para sempre; não mais como servo, mas em vez de servo, como irmão amado, de mim principalmente e mais ainda de ti, quer na carne quer no Senhor.” Paulo de Tarso, Epístola de Filémon.

Por causa desta epístola de Paulo, Filémon aceitou de volta Onésimo como seu irmão e o libertou da escravidão. 

Onésimo também é considerado como sendo o bispo de Bizâncio entre 54 e 68 d.C. E de acordo com a história, foi preso em Roma e martirizado por apedrejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 3+ visitadas da última semana