quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Signo X Símbolo.

O Signo representa ou indica alguma coisa de modo mais literal do que o Símbolo.

Enquanto o Signo serve para transmitir informações sobre um determinado objeto ou ideia específica, o Símbolo serve para ativar uma série de percepções, crenças e respostas emocionais.

Tomemos a árvore como exemplo. A palavra “árvore” significa uma planta que desenvolve uma estrutura de madeira permanente com tronco e galhos, raízes e folhas. É um signo nesse sentido. Mas como Símbolo, a “árvore” pode ter muitos outros significados como resistência, longevidade, fertilidade, generosidade da natureza e até entrelaçamento das relações familiares.

Nem Signos e nem Símbolos possuem significados intrínsecos. A mesma árvore pode ser descrita por vários idiomas, porém, os seus significados são formados a partir da interação humana com ela.

Mas todos dois tornaram-se parte da identidade social e cultural do homem.

Signos e Símbolos são uma espécie de veículos para informações e significados operando em vários níveis diferentes. Temos o universal e o particular, o intelectual e o emocional, o espacial e o temporal, o espiritual e o material. Eles dão sentido à nossa experiência.

Usá-los é uma maneira de descrevermos o que acontece conosco a fim de termos uma compreensão maior do todo o processo.

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostei da comparação e do real significado.
    Bjs!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana