segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ninlil, a Deusa do Ar.

Hoje, na Mesopotâmia, era dia de celebrar a deusa suméria chamada Ninlil. Ela era guardiã da Terra, do Céu, do Ar e do mundo subterrâneo.

Mesopotâmia era a região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, que nascem das montanhas da Turquia e desembocam no Golfo Pérsico. Corresponde ao atual Iraque. Acredita-se que os criadores da primeira grande civilização mesopotâmica tenham sido os sumérios. Ao sul da Mesopotâmia, eles desenvolveram técnicas hidráulicas para armazenar a água que seria usada nos períodos de seca e para controlar o período de cheia dos dois rios.

Os sumérios desenvolveram também leis baseadas em costumes, eram habilidosos nas práticas comerciais e criaram o sistema de escrita cuneiforme.

Na mitologia suméria, as deusas são geralmente representadas por formas humanas simbolizando as forças da natureza. Elas também tinham traços de personalidade humana e eram muito ligadas à família.

Os emblemas da deusa Ninlil eram a montanha celeste, as estrelas, a árvore de galhos entrelaçados e a serpente. Diz o mito, que ela era filha de Haia, o deus das lojas, e  Ninsebargunnu, a deusa da Cevada. Seu marido era Enlil, deus do vento.

Ninlil foi padroeira da cidade de Nippur e aos poucos, foi assimilada no culto das deusas Ishtar e Belit.

Um comentário:

As 3+ visitadas da última semana