sábado, 22 de outubro de 2011

Dia do Grande Desapontamento.

No dia 22 de outubro de 1844, um grupo de religiosos norte americanos esperavam o retorno de Jesus Cristo á Terra. Foi um movimento liderado pelo fazendeiro Willian Miller.

Entre os anos 1831 e 1844, Miller estudou a Bíblia e concluiu que haveria um segundo Advento. Se baseou em sua própria interpretaão da profecia das 2.300 tardes e manhãs, contida no capítulo 8 do livro do Profeta Daniel. Segundo as suas contas, Jesus retornaria no ano de 1843.

Mas o ano chegou e nada aconteceu. Miller e seus colaboradores voltaram a estudar a Bíblia para ver o que saiu errado. Concluíram que a vinda do Mestre seria no dia 22 de outubro de 1844. Depois dessa data, constatado que nada acontecera novamente, os seguidores de Miller experimentaram o que ficou conhecido como “O Grande Desapontamento”.

O fazendeiro se arrependeu do erro que cometera mas teve que fugir para a sua fazenda. Voltou a fazer parte da Igreja Batista e faleceu cinco anos depois.

Os estudos de Miller foram baseados numa crença popular que dizia que a “terra era o santuário”. Então, quando no livro de Daniel falava de “purificação de santuário”, Miller entendeu que seria a purificação da terra. Mas os Adventistas ao re-estudarem as profecias, verificaram que o santuário a que o livro de Daniel se refere, é o Santuário Celestial.

Do grupo formado para esperar o Advento que não aconteceu, surgiram vários líderes que construíram a base do que viria a ser hoje a igreja Adventista do Sétimo Dia. Além desta, muitas outras igrejas surgiram inspiradas nessa profecia do Advento.


A imagem veio daqui.

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog!

    Bjs.

    Paula
    Se quiser me visitar meu blog é:

    http://escolhaafelicidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Paula, boa noite! Seja bem vinda.
    Também gostei do seu blog.
    Um beijo!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana