quarta-feira, 24 de agosto de 2011

São Bartolomeu e Oxumaré.


Hoje é dia de São Bartolomeu. Ele foi um dos doze apóstolos de Jesus.

Na Bíblia, tem o nome de Natanael de Caná. Seu nome significa “Deus o tem dado”. Ele é citado duas vezes por João na Bíblia.

Em uma passagem João diz que São Filipe se aproxima de Natanael e o comunica que havia encontrado o Messias, e que Esse vinha de Nazaré. E Natanel responde: “De Nazaré pode vir alguma coisa boa?” (Jo 1, 46a)

A outra passagem marca seu primeiro encontro com Jesus, e Este lhe faz um elogio: “Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.” (Jo 1, 47) Natanael responde surpreso: “Como me conheces?” Ao que Jesus responde: “Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira. Verás coisas maiores que essas". Após essa revelação de Jesus, Natanael passa a seguir o Mestre com a seguinte profissão de fé: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel".

Há uma antiga tradição na Armênia que afirma que Bartolomeu foi para a Índia pregar a verdade do Senhor Jesus, segundo o Evangelho de São Mateus, e fez muitas conversões. No entanto, os sacerdotes locais, que não gostaram de dividir as atenções com o futuro santo, conseguiram com o Imperador a ordem de tirar sua pele e depois decapitá-lo.

No sincretismo religioso ele é Oxumaré. É aquele que comanda os tufões, os furacões e todos os tipos de tempestades.

O nome de Bartolomeu também é lembrado no episódio “A Noite de São Bartolomeu”. Foi um massacre ocorrido entre os dias 23 e 24 de agosto de 1572, em Paris, em repressão aos protestantes. Como dia 24 era dia de São Bartolomeu, o massacre incorporou o nome.

Veja também Hahaiah, o Anjo da Resistência.

Um comentário:

  1. Oração de São Bartolomeu:

    Glorioso São Bartolomeu, Mártir e apóstolo do Senhor Jesus, defensor da fé luzeiro e farol de santidade. Nunca se ouviu falar de alguém que tenha recorrido ao vosso amparo e proteção que não tenha sido atendido.

    São Bartolomeu apóstolo amigo de Jesus, animados com igual confiança vos suplicamos a graça da perseverança na fé e no testemunho do amor e da justiça. Confiamos que queremos atendidos nessas preces. Atendei também, a intenção particular de cada devoto vosso que aqui vem vos entregar sua vida.
    Que vosso auxílio seja eficaz junto a Santíssima Trindade.

    São Bartolomeu rogai por nós!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana