terça-feira, 26 de julho de 2011

Sleipnir, Cavalo de Odin.

Nos países nórdicos, hoje se comemorava Sleipnir, o cavalo mágico do Deus Odin. Sleipnir é um lendário corcel de oito patas. É o ser que transita com mais rapidez entre os mundos do mortos e o mundo dos vivos. Seu nome significa suave ou aquele que plana no ar. As runas de Odin estavam esculpidas nos dentes de Sleipnir.

Conta a mitologia que Thor, o matador de gigantes, estava fora do reino de Asgard quando um dos gigantes de gelo chamado Hrimthurs se ofereceu aos Deuses para reconstruir as muralhas da cidade. Hrimthurs pedira em troca o sol, a lua e a deusa Freya. Os deuses concordaram com uma condição: ele deveria terminar o serviço em seis meses, pois Thor estaria de volta e se visse Hrimthurs, o mataria. O Gigante de Gelo pediu para contar com a ajuda de seu fiel cavalo Svadilfari na construção. O deus Loki concordou sem que os outros deuses também aceitassem.

Quando faltavam três dias para o término da construção, os deuses descobriram que Hrimthurs não fez sozinho o trabalho. Os deuses então ameaçaram Loki dizendo que ele tinha que dar um jeito do Gigante de Gelo não receber pelo serviço. Loki se transforma numa égua e atrai o cavalo Svadilfari deixando seu dono sem concluir o serviço no tempo determinado. Thor quando chega à cidade se depara com Hrimthurs e num só golpe mata o construtor.

Por sua vez, a égua fica grávida e dá à luz a Sleipnir, um cavalo de oito patas. Ao voltar para Asgard com Sleipnir, Loki percebe que Odin fica maravilhado com a rapidez do animal. Para que não lembrem de suas trapaças, Loki presenteia Odin com Sleipnir.

Também nesta data...

Um comentário:

  1. Essa lendas são encontradas no livro chamado: Edda em prosa, Edda jovem ou Edda de Snorri. É uma espécie de manual islandês de poemas, que contém muitas histórias da mitologia nórdica. Foi escrito por Snorri Sturluson, um poeta, historiador e político islandês, por volta do ano 1220.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana