sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mumtaz e o Taj Mahal.

Mumtaz Mahal foi uma princesa persa muçulmana que se casou com o quinto imperador Mongol, chamado Shah Jahan. Mumtaz casou-se em 1612 com 19 anos de idade. Era o segundo casamento do Imperador mas com uma diferença, ele tinha uma enorme paixão por Aryumand Banu Begam, seu verdadeiro nome.

Mumtaz Mahal, que significa “A Jóia do Palácio”, e Shah eram inseparáveis. Em todas as viagens e expedições militares de Shah, Mumtaz estava com ele. Tornou-se com isso sua grande e principal conselheira e apoiadora. Shah teve atos de caridade e benevolência inspirados pela esposa para com os mais fracos e necessitados.

Mas ao dar à luz ao décimo quarto filho, aos 38 anos, Mumtaz não resistiu e faleceu. A morte da esposa foi um golpe duro de suportar. Shah envelheceu rápido. Seus cabelos e barba logo ficaram brancos como a neve. Em homenagem à Mumtaz, mandou construir um palácio sobre o túmulo da amada e lhe deu o nome de Taj Mahal, que significar “A Coroa do Palácio”. Ele foi feito todo em mármore branco e rodeado por grandes jardins com belas decorações. Possui pedras semipreciosas incrustadas além de uma cúpula costurada com fios de ouro. Contém também inscrições retiradas do Corão.

Diz-se que o desenho e o projeto eram do próprio imperador. Foi erigido pelos melhores construtores e artistas da região e alguns vindos até da Europa. Contou com a força de cerca de 20 mil homens.

O Palácio ficou conhecido como a maior prova de amor do mundo. Está situado em Agra, na Índia, e é classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Em 2007 foi anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

2 comentários:

  1. Olá!
    ...Um grande amor eternizado num palácio que é uma das maravilhas do nosso mundo...
    Será que o amor do imperador foi maior que o o seu, do que o meu?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vera, Bom dia!
    Deve ter sido sim, um amor mt grande. Existe uma história que diz que depois de concluída a obra, o Imperador mandou cortar as mãos de todos os envolvidos no projeto para que nunca mais fizessem algo tão valioso, ou mais, quanto o Taj Mahal. É possível que seja uma lenda porque não há nenhum registro válido a respeito. No entanto, há historiadores que confirmam tal prática naquela época.
    Bom final de semana pra ti, bjs.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana