domingo, 19 de junho de 2011

As Ninfas Oréades.

Hoje na Grécia, era festa das Oréades, ninfas que habitavam e protegiam as montanhas, cavernas e grutas. Não eram imortais mas tinham vida longa pois não envelheciam.

Conta o mito que as Oréades tinham o dom de curar e profetizar. Eram representadas como mulheres esguias e pálidas.

Ainda de acordo com o mito, Eco era uma Oréade que fora privada do dom da fala pela deusa Hera. Foi condenada a repetir os sons produzidos em montanhas e grutas ou apenas as últimas palavras das frases. Depois se apaixonou por Narciso.

Oréades ou Orestíadas vem do grego óros, que quer dizer montanha. As ninfas das montanhas eram muitas e distinguiam-se de acordo com sua morada. Tinham as Corícias, da caverna de Corícia. Eram elas Corícia, Melãnia, Kleodora, Dafne, Argiope, Mélia, Cástalia.

Tinham as Idas também, do monte Ida, na Ilha de Creta. Eram a Adrastéia, Ida, Cinosura, Melissa, Almatéia e Hélice.

Para reverenciar essas Ninfas das montanhas, os gregos costumavam untar as rochas com óleos aromáticos. Também penduravam lenços brancos de seda nas árvores e deixavam oferendas nas grutas.


2 comentários:

  1. Maria,
    Dafne era o nome de uma ninfa. Adoro esse nome.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Hely, tem mais. Tinham as Esgrafítides, de uma caverna do monte Citeron. As Licaias, do monto Licaio que se chamavam Theisoa, Nedia, Hagno, Oinõe, Cláucia, Frixa, Alcinõe, Ithome e Antrácia. As Náxias, do monte Drios, na ilha de Naxos, chamadas Phília, Kleide e Tríano. As Pelíadas do monte Pélia, na Tessália, que são Mnésima, Hipólita, Deodóra, Melãnipe, Ocirrõe, Hilonome e Cariclo. E as Piérides, do monte Pieros, na Macedônia, chamadas de Colimbe, Jinge, Cissa, Klóris, Acalãnthis, Nessa, Pipo, Cencris e Draconte.
    Tem mais alguns nomes mas acho melhor deixar para outro dia, rsrs.
    bjs e boa noite!

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana