terça-feira, 24 de maio de 2011

Sara, a Santa dos Ciganos.

Hoje é dia de Santa Sara, a Santa dos Ciganos. Também chamada de Sara Kali, a Virgem Negra.

Conta a lenda que os ciganos a teriam acudido quando chegava às margens do Mediterrâneo, no sul da França, fugindo da perseguição cristã. Sara estaria num barco junto com mais três mulheres: Maria Salomé, Maria Madalena e Maria Jacobina. Sem remos, Sara teria depositado toda a sua fé em Jesus para que as salvassem. E assim aconteceu. Os ciganos se identificaram tanto com sua história que a tomaram por padroeira.

A imagem da santa fica na cripta da Igreja de Saint Michel, onde também estariam seus restos mortais. Recorrem a ela toda a natureza de pedidos pois ela tem fama de atender à todos que nela depositam verdadeira fé. Ela é a Santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.

Mas também é para os ciganos, protetora da maternidade. Sua imagem é coberta por lenços. As mulheres que querem ter filhos ou que pedem por um bom parto recorrem à ela. Quando seus pedidos são atendidos, depositam aos pés da Santa um lenço.

Hoje no Rio de Janeiro, acontece no Parque Garota de Ipanema a 13ª. Cruzada pela Paz Mundial que reúne a comunidade cigana. Começa às 16 horas com uma corrente da paz ministrada pela cigana Mirian Stanescon e às 19 terá um show de música e dança. A entrada é franca.

2 comentários:

  1. Cecile.
    Parabéns pelo aniversário do blog.
    Que ele continue informando, e ajudando as pessoas a terem acesso, e compreensão dos inúmeros assuntos, que você com tanta dedicação, carinho, posta a cada dia. Que a luz repassada em suas palavras esteja sempre presente em sua vida.
    Beijo,
    Marco Antonio Petit
    (co-editor da revista UFO)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Marco Antonio.
    Obrigada pelas suas palavras de carinho e também por estar sempre presente em minha vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana