segunda-feira, 30 de maio de 2011

Santa e Guerreira Joana D'Arc.

Hoje é dia de Joana D’arc, santa católica que nasceu na França no período Medieval de nossa História, no ano de 1412 e morreu em 1431. Foi uma personagem importante no cenário francês daquela época, onde seu país enfrentava os ingleses, na Guerra dos Cem Anos.

Há fatos trágicos na vida de Joana. Quando criança presenciou a morte de vários membros de sua família por soldados ingleses, quando estes invadiram a vila onde morava. Aos 13 anos começou a ter visões e a receber mensagens. Joana dizia que estas visões eram dos santos Miguel, Catarina e Margarida. E nas mensagens, lhe era pedido que entrasse para o exército francês e ajudasse seu reino na guerra contra a Inglaterra.

Motivada por essas mensagens, cortou seus longos cabelos, vestiu-se de homem e começou a treinar posições e lances de guerra. Acabou sendo aceita no exército e chegou a comandar tropas. Suas vitórias foram tão importantes que ganharam o reconhecimento do rei Carlos VII. Isso despertou a inveja de outros líderes militares que começaram a conspirar contra Joana.

Durante uma batalha em Paris, quando estava com 17 anos, Joana foi ferida e capturada pelos Borgonheses, facção francesa que ficou do lado da Inglaterra, que a venderam para os ingleses. Foi acusada de feitiçaria, pelas suas visões, e condenada à morte na fogueira.

Joana D’Arc morreu muito jovem. Sua vida foi meteórica. Era uma camponesa analfabeta que derrotou um exército, coroou um rei e depois de ser torturada moral e fisicamente por dois anos, numa jaula forjada especialmente para ela, ainda foi queimada viva na fogueira. Tudo isso aconteceu num espaço de dois anos. Vinte e cinco anos depois de sua morte ela foi absolvida pela Igreja. Mas já era tarde. Teve início então um irresistível crescimento de veneração à corajosa guerreira.

Em 1855, a jovem Ermance Dufaux de apenas 14 anos, psicografou a vida de Joana D’Arc e a publicou num livro intitulado História de Joana D’Arc ditada por ela mesma. Alguns trechos deste livro podem ser encontrados em sites de busca na internet.

A imagem 1 veio daqui.
A imagem 2 veio daqui.

2 comentários:

  1. Desde pq sempre fui fascinada pela história de Joana D'Arc,já assisti vários filmes sobre ela e sempre achei este nome maravilhoso e não é que meu filho e nora escolheram esse nome sem eu saber e eles tb nem sonhavam com isto.
    Joaninha é do dia 28 de março, dia de SANTA JOANA DE MILLERET, meu filho descobriu isso no dia que ela nasceu, estava no trabalho e resolveu ver qual era o santo do dia e veio esta surpresa!
    Que Santa Joana nos abençoe com mta saúde para continuarmos nossa missão por aqui.
    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Rosana, eu também ficava fascinada quando ouvia contarem a história de Joana D'arc.
    Um beijo em ti e na sua linda neta Joaninha.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana