sábado, 28 de maio de 2011

Python, a Serpente Sagrada.


Hoje comemora-se Python, uma serpente gigantesca que teria nascido do lodo da Terra após o grande Dilúvio.

De acordo com a mitologia grega, Python era filha de Hera, nascida sem a interferência de Zeus, e morava sob a fonte sagrada de Delphi. Criada para ir atrás de Leto quando esta se encontrava grávida de Apolo e Ártemis, fruto de seu envolvimento com Zeus. Mais tarde, na sua juventude, Apolo para se vingar de Python por esta ter tentado molestar sua mãe, matou a serpente a flechadas dividindo o seu corpo. Como a serpente era filha de Gaia, Apolo teve que pagar uma penitência pois qualquer um que ofendesse Python era severamente punido.

Python personificava o espírito profético do Oráculo de Delphi. Era através dela que o Oráculo se comunicava com as Pitonisas. Por habitar a terra, Python conhecia todos os seus segredos e os transmitia para as Pitonisas em transe. Antes de começarem as profecias, Pythia, a sacerdotisa de Delphi, e todos os que iam se consultar, mastigavam folhas de louro para se purificarem.

E mesmo depois que o Templo foi usurpado pelos Sacerdotes de Apolo, o oráculo, assim como Python, continuaram pertencendo às Pitonisas.

3 comentários:

  1. Bom dia querida, ótimo fim de semana p vc e seu lindo filhote, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  2. Querida Cecile!
    Passei para te desejar um lindo domingo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosana e Vera, muito obrigada!
    Que vocês também tenham um ótimo domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana