quarta-feira, 4 de maio de 2011

Nossa Senhora da Penha.

Nossa Senhora da Penha é um dos nomes de Maria, que acredita-se ter aparecido à Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França. Nessa cidade, o dia em que se comemora é 8 de abril. No Brasil, é 8 de setembro.

Conta a história que por volta do ano de 1434 no dia 19 de maio, um monge francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora enterrada no topo de uma montanha. Devido a uma guerra entre franceses e muçulmanos, os católicos escondiam as imagens dos santos, às vezes enterrando-as pelas montanhas, temendo que fossem destruídas. Mas Simão teria visto a imagem no sonho, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Durante cinco anos ele procurou pelo lugar em que havia sonhado até que um dia teve uma indicação da localização dessa serra e se dirigiu para lá. Foram três dias de caminhada à procura da imagem. E durante essa procura, Simão ouvia sempre a advertência divina: Simão, vela e não durma! Por isso passou a adotar o sobrenome de Vela, como ficou conhecido. Ao escalar penhas íngremes, sentou para descansar. Foi quando viu sentada perto dele uma senhora com o filho no colo indicando o lugar onde encontraria a imagem do seu sonho.

No lugar, Simão construiu uma ermida que em pouco tempo ficou famosa pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha.

No Rio de Janeiro, a Igreja de Nossa Senhora da Penha é famosa por seus 382 degraus da escadaria principal. E é onde muitos fiéis pagam promessas subindo ajoelhados. Conta a história que um certo capitão chamado Baltasar de Abreu Cardoso foi quem iniciou a devoção de Nossa Senhora neste lugar. No século XVII, ele teria subido o monte rochoso para observar suas propriedades quando de repente surgiu uma serpente prestes a atacá-lo. Assustado disse: "Minha Nossa Senhora, valei-me!". Imediatamente surgiu um lagarto, predador das cobras, e os dois começaram a lutar. O Capitão aproveitou para fugir. A aparição do lagarto foi interpretada como obra de Nossa Senhora, a quem tinha pedido socorro. Então, ergueu no alto da penha uma ermida com uma imagem que chamou de Nossa Senhora da Penha, por se encontrar no alto da rocha.

Aos poucos, a devoção foi se espalhando e a ermida teve que ser ampliada. O Capitão doou todas as suas terras para a Irmandade de Nossa Senhora da Penha. O Santuário atualmente possui também um bondinho com capacidade para transportar cerca de quinhentas pessoas por hora, gratuitamente. E os festejos da padroeira, acontecem no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos, apresentação de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente.

 Esse post é uma homenagem à uma amiga muito querida que hoje descansa em paz nos braços desta Nossa Senhora, a quem foi muito devota. Eliane Furtado, que Deus lhe abençoe!

3 comentários:

  1. Cecile estou emocionadíssima com esta linda e carinhosa mensagem a nossa Lilizinha, saiba que Nossa Senhora da Penha atendeu todosssss os desejos de nossa querida, ela está em Paz!
    Mto obrigada pelo carinho ,ela merece, uma pessoa que marcou a vida de todos nós!
    Beijinhos mto carinhosos
    Ro Dragão Dourado da Lilizinha

    ResponderExcluir
  2. Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-nos cheios de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje a Senhora receba nossa amiga Eliane Furtado em seus braços, pela qual lhe somos gratos desde este momento.
    Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso irmão.
    Amém.

    ResponderExcluir

As 3+ visitadas da última semana